quarta-feira, 30 de março de 2011

O começo...

Antes de dar início às resenhas, gostaria de expor como comecei a gostar de música pesada. Foi por volta de 1992/1993, quando meu irmão alugou um CD (exatamente, naquela época alugava-se CD’s) de uma “certa” banda chamada Sepultura. E o dito cujo era um “tal” de “Arise”. Pois é, nas primeiras vezes em que escutei aquilo, achei absurdo demais existir músicas assim, com uma bateria totalmente acelerada, uns solos desconexos e supostamente fora do tempo, mudanças bruscas de ritmo e claro, uns berros totalmente sem sentido e melodia. Na época, achei uma das coisas mais bizarras e cômicas do mundo da música! Afinal, até então escutava vários artistas, como Beatles, Guns ‘n’ Roses e Skid Row.
Enfim, depois de ouvir o “Arise” e achá-lo estranhamente engraçado, comecei a simpatizar pela coisa. Prestando mais atenção ao álbum, fui aos poucos compreendendo como aquele tipo de música “funcionava”. Demorei muito para isso, devido principalmente à grande velocidade da obra, que insistia em não entrar no meu cérebro. Porém, depois de muita determinação, entendi a levada das músicas. Dali para frente, fui evoluindo. O primeiro CD que comprei na vida (meu pai comprou para mim) foi um clássico do Ratos de Porão, o álbum “Brasil”, que  veio acompanhado do trabalho posterior – “Anarkophobia”.
Quando achei que conhecia os limites da música pesada, fui apresentado meses depois pelo meu ex-vizinho ao Napalm Death, com o álbum “Utopia Banished”. Aquilo foi um novo patamar de extremismo e confesso que no início não me agradou. Era insano demais o tipo de barulho que eles faziam, com vocais ainda mais urrados, guitarras aceleradíssimas, um baixo estranhamente distorcido e uma bateria que lembrava uma metralhadora, literalmente. Era inacreditável ouvir aonde o ser humano conseguia chegar. Juntamente com o “Utopia Banished”, conheci o Deicide, com seu álbum homônimo. Escutar esses 2 trabalhos foi tão impactante que simplesmente foi dificílimo assimilar o que essas bandas faziam, e daí a dificuldade inicial em gostar de fato desse estilo musical. E foi por pura teimosia que acabei por forçar-me a gostar desse tipo de música, o que aconteceu pouquíssimo tempo depois.
Rompida essa barreira, foi o delicioso começo do fim. Comecei a ler e pesquisar sobre bandas extremas e, resumindo, hoje estou aqui escrevendo sobre isso.
Agora falando bem superficialmente sobre alguns estilos extremos de música, ouço principalmente o brutal death metal, brutal black metal, grindcore, gore e splatter. Deve-se lembrar que tais estilos, inúmeras subdivisões do rock, têm vários aspectos parecidos entre si, e por muitas vezes se misturam na música de cada banda que irei citar. É bom esclarecer isso desde já, para que não haja muita confusão durante a leitura. Generalizando (não se deve fazer isso) para leigos, tais estilos caracterizam-se por ter guitarras e baixo bastante distorcidos e pesados, bateria veloz e vocais guturais e/ou rasgados. A grosso modo, diferenciam-se pelas temáticas: mortes e descrenças no death metal; satanismo no black metal; problemas e injustiças político-sociais no grindcore; doenças, acidentes e nojeiras em geral no gore e splatter.
A partir do próximo post, começarei a falar dos meus 10 álbuns favoritos. Só para atiçar a curiosidade, aqui vão eles:
1.       Napalm Death – From Enslavement to Obliteration
2.       Terrorizer – World Downfall
3.       Brutal Truth – Extreme Conditions Demand Extreme Responses
4.       Inhume – In for the Kill
5.       Severe Torture – Misanthropic Carnage
6.       Anthrax – Sound of the White Noise
7.       Facada – Indigesto
8.       Dead Infection – Brain Corrosion
9.       S.O.H. – Subversive by Nature
10.   Malevolent Cration - Envenomed

Não percam os próximos capítulos! ahah

3 comentários:

  1. Hail Saudações Fecais, Miguxenho!

    Muito me tocou no intestino essa sua true história de vida. Só me chatou o pâncreas fato do meu albuxo de cocômetal nem ter sido citado no seu tópe dez. Agora eu sei que toda a sua devoção ao deus Golgotha era de mentirinha... magoei.

    Abraços pastosos,

    Emperor Farthead Miguxo III hihihihih

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de receber suas atualizacoes por email (moroa for a do Brasil/EUA) meu email tyranossaurusrex@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, rapaz, tudo beleza??
      O blog é atualizado todas as noites aqui no Brasil!

      Preciso aprender a avisar vc sobre quando entram novas postagens, mas todo dia tem coisa nova, ok?? Abração, valeu pelo interesse!

      Excluir