sábado, 24 de janeiro de 2015

Degolate/Gulag – Consanguineous Fury (split)

Degolate/Gulag – Consanguineous Fury (split)
Independente – 2014 – Brasil


É foda demais quando as bandas de um split são excelentes, ao invés de uma delas ser apenas mediana, não? Alegra a vida do redator, alegra o ambiente, alegra o mundo. Ambas investem no Death Metal, embora de diferentes escolas.
Abrindo o petardo, a Degolate arregaça com quatro composições poderosas, pesadíssimas e variadas. Tem uma pegada que fica entre o ‘old school’ e o moderno, num equilíbrio sensacional dos estilos. Pra quem não se lembra, o grupo é formado por integrantes da extinta (e excelente) Crucifire.
Não é justo destacar alguma faixa (aliás, isso vale pro CD todo), mas vale mencionar que “Scalped Murder” ganhou um belo videoclipe, assinado pelo baterista da Gulag Michel Belletatti.
E é esse o grupo que vem em seguida, com mais quatro porradas. Investe (certeiramente) no Death nos moldes suecos de outrora. Pois sim, Entombed, Dismember, Grave e afins são influências pra esse pessoal.
Que homenagem à altura fazem os brasileiros! As composições são velozes (mas praticamente sem ‘blast beats’), diretas e bem empolgantes. Ok, escrevi há pouco que seria injusto destacar algum som, mas, putz, “Life Replenisher” é extraordinária!
Uma das marcas do Metal extremo sueco dos primórdios era (é) o timbre de guitarra peculiar. E não é que a Gulag conseguiu igualar-se a ele na guitarra de André Neil? Que show!
A arte do split é primorosa, realmente de encher os olhos. Parabéns a Victor Angelloti, um dos integrantes da Degolate, e a seu irmão Caio Angelotti, que também fez um belo trabalho na gravação.
É isso: um material imperdível, com bandas que sabem muito bem o que fazem. Apesar de relativamente novas, seus componentes são veteranos e, portanto, brutalidade e a qualidade estão garantidas.

Nota 8,5



Nenhum comentário:

Postar um comentário