sábado, 23 de novembro de 2013

Crushing Axes – Frozen Soul

Crushing Axes – Frozen Soul
Independente – 2013 – Brasil


Quem conhece um pouco dos trabalhos da Crushing Axes, uma one-man-band comandada por Alexandre Rodrigues, sabe que a primeira coisa a ser feita é abrir a mente para sua sonoridade quase viajante, que une elementos Death Metal e Thrash com orquestrações e experimentalismos, no mínimo, ousados. É isso que torna a análise tão difícil em “Frozen Soul”.
Aqui, percebe-se claramente que o investimento no mencionado experimentalismo ganhou um novo patamar, especialmente se comparado ao disquinho anterior, “Ascension of Ules”, que tem uma pegada bem mais direta. Essa mistura toda, no fim, acaba deixando o headbanger com uma pulga atrás da orelha, já que, mesmo abrindo a mente, como foi colocado no início, é necessário que o ato seja feito com grande esforço.
Tem momentos excelentes, como a brutal “Annihilation” ou a bem trabalhada “Forged With Hate”, mas há outros que chegam a lembrar, pelo grau de “novidades”, o último ‘full’ da Morbid Angel. Calma, nada de eletrônico por aqui e tal, mas é aquela coisa que toma direções inesperadas, quando, de repente, as vias normais provavelmente garantiriam algo mais bem sucedido.
Verdade seja dita: lá pela metade do registro em diante, as composições sofrem menos influências de outros instrumentos não habituais no Metal extremo e parecem fluir melhor.
O som tem personalidade, disso não há dúvidas, mas a salada é complicada de se digerir. Quando a coisa engrena e a música está uma pauleira, você se envolve com o barulho (ou tenta se envolver), pra depois, do nada, o negócio oscilar para lados que perdem completamente a ligação com o extremismo.
Em outras palavras, você começa a curtir a coisa toda, mas, devido às muitas mudanças de estruturas, a identificação com o material torna-se um desafio.
São quinze temas, cada um com uma característica própria. E como meta, o artista sempre lança trabalhos anuais e os disponibiliza guatuitamente para download. Aqui não foi diferente. Logo – é sempre bom reforçar -, trate de baixar o álbum para conhecer inúmeras possibilidades que a música extrema pode trilhar.

Nota 7,0
crushingaxes@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário