domingo, 27 de outubro de 2013

Uncaved – Meaning of Death
Independente – 2013 – Brasil


Death Metal é coisa séria para esses cariocas! O ‘debut’ é um bom documento que comprova a afirmação. O negócio vai na linha bem tradicional do estilo, com boas variações de velocidade. Curioso também o fato de este ser o primeiro registro da banda, que já tem quase uma década de vida.
Logo, não tem novidades aqui, mas a qualidade está garantida. São canções bem estruturadas, não repetitivas e empolgantes. A mais poderosa é “Leeches All over My Body”, com levadas cadenciadas excelentes. E que peso descomunal o da guitarra!
E não nos esqueçamos do cover de “The Philosopher”, da Death, que ficou mais brutal devido à baixa afinação das cordas e aos vocais cavernosos de Matt, Igor e Diego, da banda Victims of War, em participação especial.
Entremos no mérito da gravação, que ficou... boa/mediana. Explica-se: a guitarra de Carlos Alberto é um petardo, de tão pesada e extrema. O timbre escolhido matou a pau! Já o gutural do cantor, sir Joab Farias, é competente, feroz mesmo! Impõe respeito!
O que pegou foram dois aspectos aqui: o baixo de Eddie Valentino está meio escondido no álbum – acabou aparecendo só no supramencionado cover -, e a bateria de Robson Cruz aparece embolada em alguns momentos, principalmente durante os ‘blast beats’. A tal ponto que, nessas partes, você acaba acompanhando o ritmo das composições pelos riffs, e não pela junção dos instrumentos e si.
Porém, apesar de a gravação não estar 100%, fica tão evidente a honestidade com que esse pessoal desenvolveu o material, que dá pra relevar o fato. Isso é alicerçado ainda pelo investimento que o grupo fez no lançamento do disquinho, com um encarte bacaninha, com um papel luxuoso e tal. Aqui, tomaram todos os cuidados que evidenciaram seu profissionalismo.
É Death Metal bem executado que você gosta, certo? Então, apesar de clichê, a frase é válida: “isso aqui é pra você!”.

Nota 7,5



3 comentários:

  1. Death Metal de primeira!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo review, e principalmente pelas críticas construtivas! A única correção é que, no cover do Death, os vocais ficaram a cargo de nossos amigos da banda Victims of War (Matt, Igor e Diego). Portanto eu (Joab Farias) não posso receber os créditos do "vocal cavernoso" presente nesta canção. De resto, só posso dizer que continuaremos nossa busca por uma sonoridade melhor. Nossa música existe para vocês!

    ResponderExcluir
  3. Joab, valeu pela correção!!!! Já arrumei a informação! Abraço e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir