quarta-feira, 3 de julho de 2013

Squash Bowels – Grindcoholism

Squash Bowels – Grindcoholism
Selfmadegod Records – 2013 – Polônia


O apocalipse voltou e novamente está... apocalíptico! A energia emanada do trio polonês, formado por Artur "Paluch" Grassmann (vocal/baixo), Mariusz "Melon" Miernik (bateria) e Andrzej "Andy" Pakos (guitarra), permanece infernal e o Grindcore/Gore não demonstra evolução. Mas por se tratar de Squash Bowels, isso é totalmente louvável!
Nessas catorze violências sonoras, muito bem gravadas por sinal, a bateria continua impiedosa, com ‘blast beats’ violentíssimos, enquanto os riffs são aquelas pedradas bem dadas na cabeça. O baixo faz a sua graça, colocando ainda mais peso no material, e finalmente, os urros parecem levemente mais trabalhados, com bastantes variações de guturais, rasgados e aqueles com efeitos típicos do Goregrind. Nesse aspecto, tudo ficou bem equilibrado e, por consequência, empolgante.
A porradaria é natural aqui, mas trechos mais extremos, como nos bumbos iniciais da faixa “Inclinations to...” são de meter medo! E se falarmos de “Steering”, estaremos diante de uma das mais velozes músicas já compostas pela banda. Que absurda e linda!
Obviamente que tem outras maravilhas aqui, como a que abre o disco, “Tastelessness”, excelente cartão de visitas, com todas as características matadoras do conjunto, mas por hora, citar essas três dá uma noção do nível de brutalidade aqui alcançado.
“Grindcoholism” é um álbum fenomenal, mas não conseguiu (por pouco) superar o espetacular e praticamente perfeito “Grindvirus”, de 2009 (ler resenha aqui), que tem uma produção levemente superior, mais ‘na cara’, embora ambos tenham sido gravados no mesmo local, o lendário Hertz Studio, no país natal do conjunto.
Previsivelmente, o álbum do grupo está entre os melhores de 2013. De fato, ele o torna um “Grindcoholic”, num caminho sem volta. Se quebrar o pescoço de tanto bater cabeça e morrer, é bom que saiba que terá valido a pena.

PS: Escute o material na íntegra no link aí embaixo!


Nota 8,5


Nenhum comentário:

Postar um comentário