segunda-feira, 22 de julho de 2013

Mortiferik – Empire of Sadness Returns

Mortiferik – Empire of Sadness Returns
Independente – 2013 - Brasil 


Sim, a cena carioca (da cidade de Campos dos Goytacazes) também conta com Doom Metal. E trata-se daqueles bem tradicionais, dos primórdios, lento e denso, com vocais guturais aterrorizantes. Nesses aspectos, a banda – na verdade, uma one-man-band - se sai muito bem!
Inicialmente, dois elementos parecem chamar mais a atenção: as guitarras pesadas e com baixa afinação, que ajudaram a deixar o clima ainda mais agonizante, e o ótimo vocal de Anderson Morphis (o cabeça por trás do projeto), que faz bonito tanto no gutural, quanto nos (poucos) limpos. E isso ganhou mais força com o reverb caprichado na sua voz.
São quatro faixas, sendo duas realmente o grosso da coisa toda – “Death Infection” e “Energies of Darkness”. Já a primeira, “Lamentations of Lost Dreams”, e a última, “Only Agony”, são como uma introdução e uma finalização do material respectivamente, ambas também de alto nível.
Se por um lado a gravação deixou o vocal de Morphis bastante poderoso, ela, no geral, ficou meio baixa. Além disso, a caixa da bateria tem um timbre que parece algo industrial e o bumbo parece muito fofo, com um som tipo “pufff”. Precisaria de uma enxugada aí, mas esses detalhes não chegam a comprometer o EP.
A parte gráfica conta com uma capa bem legal e detalhada, que passa uma ideia de tristeza e melancolia. Perfeita para o registro.
A Mortiferik, que surgiu há quinze anos, vai bem e deve ganhar cada vez mais destaque entre os amantes de um Doom Metal sem frescuras. Tem que ser assim mesmo!

Nota 8,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário