terça-feira, 14 de maio de 2013

Soilwork – The Living Infinite


Soilwork – The Living Infinite
Nuclear Blast/Laser Music – 2013 – Suécia


Que tal mais ousadia de uma das mais representativas bandas de Metal da Suécia? Pois um dos precursores do Death Metal melódico, que se tornou tão característico em seu país, ataca agora em dose dupla! “The Living Infinite” traz dois discos – dez músicas para cada - de pura energia e inspiração. O material saiu no Brasil via Laser Company (info@lasermusic.com.br), já é bom alertar o leitor.
O primeiro disco é bastante equilibrado, em termos de composições mais e menos agressivas, assim como trabalhadas. Mas o espetáculo começa de maneira certeira com a excelente “Spectrum of Eternity”, um perfeito convite de boas vindas para a atmosfera da Soilwork. Ela alterna as batidas velozes, bastante utilizadas no início da carreira, com outras mais cadenciadas.
Outra pintura é “This Momentary Bliss”, bem empolgante e com aquela melodia característica do sexteto, formado por Björn "Speed" Strid (vocal), David Andersson (guitarra), Sylvain Coudret (guitarra), Dirk Verbeuren (bateria), Sven Karlsson (teclado) e Ola Flink (baixo).
Agora, se tem uma que vicia, é a seguinte, “Tongue”, que conta com um dos riffs mais belos que ouvi nos últimos meses. O ar melancólico não sai da mente, assim como as boas variações entre a voz rasgada e a limpa, e um solo de tirar a boina.
Quando é hora da agressividade, o conjunto mostra que sabe usá-la com maestria:  “Let the First Wave Rise” é um petardo fora de série, velocíssimo! É a mais extrema do álbum.
E agora, mais uma beleza, a trabalhada e ótima “Realm of the Wasted”. O mesmo vale para a que fecha o primeiro CD, “Whispers and Lights”.
Na segunda bolachina, as faixas dão uma pisada no freio (com uma excessão – “The Living Infinite I”), mas mantêm a qualidade do material, num aspecto geral.
Em clima mais ameno, vem a instrumental “Entering Aeons” com um riff simples, mas pegajoso. Os dedilhados do final arrepiam. A canção é a abre-alas para a seguinte, “Long Live the Misanthrope”, energética e criativa. Haja inspiração!
O ‘sangue nozóio’ retorna com a supracitada “The Living Infinite I”. Violenta!
Mais um destaque: a fabulosa “Rise Above the Sentiment”, que começa com um “ar de que não quer nada com nada” e brilha depois com o excepcional trabalho do grupo. Linda, linda mesmo!
“The Living Infinite” é daqueles álbuns que, quando você se dá conta, passaram cerca de 84 minutos de boa música, e nem parece. Novamente os suecos acertaram e agradam com o novo disco duplo. Alegria em dobro, portanto.

Nota 8,5


Nenhum comentário:

Postar um comentário