sábado, 2 de março de 2013

Vader – Litany


Vader – Litany
Metal Blade/Shinigami Records – 2000/2013 (relançamento) – Polônia


Depois do ultra clássico “Black to the Blind”, provavelmente todos os fãs da Vader se perguntavam se seu sucessor estaria à altura. Sem nenhum suspense ou enrolação, sim, “Litany” também se saiu um álbum espetacular. E agora, a Shinigami Records (www.shinigamirecords.com.br) acaba de lançar a versão nacional do petardo.
A faixa de abertura – “Wings” – já se tornou clássico absoluto. Também, convenhamos: é certamente uma das mais hipnotizantes de toda a carreira dos poloneses. E o mais surpreendente é que outras valiosas pérolas também fazem parte do disco.
É o caso, por exemplo, da cadenciada (mas muito brutal) “Xeper”, da esplendorosa e viciante “Cold Demons” (com direito a videoclipe), da regravação “The Final Massacre” (da demo “Necrolust” – 1989), “North”, “Forwards to Die!!!” e por aí vai... bom, deu pra notar que quase todas foram citadas, certo? É porque, de fato, esse álbum não tem composição ruim.
É praticamente impossível os admiradores de música extrema não conhecerem o som da Vader, mas não custa relembrar: Death Metal violentíssimo, com riffs fenomenais, ‘blast beats’ diabólicos, vocais poderosos e muita competência. Pô, estamos falando de uma das maiores bandas de toda a história do estilo, né?
Quanto à mixagem, só não ficou redonda porque os bumbos do saudoso Doc ficaram um tanto sobressalentes nas músicas. Mas nem por isso deixa de ser um trabalho excepcional! Não meeeeeeeesmo!
Ok, é chover no molhado quando se trata dessa banda, mas enfim, pra quem curte míssel atrás de míssel, feito por quem entende demais do assunto, o disco obviamente é essencial para a coleção.
Finalizando com uma questão: teria sido o ‘line up’ da época – Peter (vocal/guitarra), Doc  (bateria), Shambo (baixo) e Mauser (guitarra) - o melhor da história do grupo?

Nota 9,0

Um comentário:

  1. Perfeita a resenha de um álbum perfeito! Adoro esse play e Wings é um hino death metal!
    Som Extremo, como sempre, mandando bem nas suas resenhas! Lembro que comprei o meu Litany junto com o Reign Forever Wolrd, na Galeria do Rock, no dia do show do Hate Eternal, em 2002!
    Como podem ver, sou suspeito para comentar sobre Vader...

    ResponderExcluir