domingo, 10 de fevereiro de 2013

DVD Kreator – At the Pulse of Kapitulation – Live at East Berlin 1990

Esta resenha foi publicada inicialmente por este humilde responsável pelo Som Extremo no extinto site Novo Metal. Como não está mais no ar, achei interessante republicá-la aqui, pois é um material espetacular!


Kreator – At the Pulse of Kapitulation – Live at East Berlin 1990
Steamhammer Records – 2008 - Alemanha


O que se tem aqui é algo histórico, não só para fãs da Kreator e de música Thrash em geral, mas para o mundo em si. Afinal, esse show com bandas de Metal foi o primeiro a acontecer após a queda do muro de Berlim que, para os não familiarizados, dividia a Alemanha capitalista e a Alemanha socialista até 1989.
Mas deixemos um pouco de lado o fato e vamos à apresentação em si. Trata-se de um verdadeiro show do Kreator, que se encontrava em sua fase mais agressiva e veloz. Após a “introdução” às escuras – o vídeo começa com tela totalmente preta - tem-se início o massacre sonoro com “Some Pain Will Last”, uma boa música para o aquecimento, lenta mas bastante cativante.
Dali em diante, a coisa só melhora, com clássicos atrás de clássicos, e uma performance espetacular da banda. Os caras agitam demais, e o vocalista/guitarrista Mille Petrozza, que dificilmente abre um sorriso, rouba a cena quando balança freneticamente sua juba. Dá para perceber que a banda realmente faz algo verdadeiro e prazeroso, empolgando não só a platéia, mas também os espectadores do DVD.
                Outro destaque é o baterista Ventor que, além de muita técnica, como demonstra em um bom solo, tem também o dom de cantar, e muito bem. É o que ele faz em “Riot of Violence”, e não deixa a desejar em relação a Petrozza.
                E agora, entrando na parte técnica das filmagens, vale a pena falar da ótima qualidade da imagem, meticulosamente restaurada. Para constar: o vídeo foi lançado inicialmente apenas em VHS no início da década de 90. Os filtros usados de forma rápida, alternando imagens coloridas e em preto e branco ficaram bem interessantes, assim como um recurso em que elas parecem “dar pulinhos”, resultando em mais dinâmica à gravação. Há também um outro filtro que chama bastante a atenção, em que a imagem aparece com uma textura arredondada e transparente, como se fosse um alvo. Ficou primoroso.
                Mas chega a hora de comentar os sérios defeitos da obra, a grande maioria relacionados às câmeras. Para começar, ficaram muito mal posicionadas em relação aos músicos. Por diversas vezes, mostram enquadramentos parecidos quando há mudança de uma para outra, o que incomoda e causa estranhamento. Além disso, elas mal buscam Petrozza ou o guitarrista Frank Blackfire quando fazem seus solos maravilhosos. Dá a impressão de que todas as vezes em que focalizam as guitarras, o fazem tarde demais, pois o solo já termina. Uma pena. E nem Ventor escapa desse problema: sim, ele aparece constantemente no vídeo, mas na maior parte, apenas em um plano fechado de seu perfil. Apenas em pouquíssimas vezes – dá para contar nos dedos – Ventor aparece em uma tomada mais aberta tocando seu instrumento. Para fãs de bateristas como eu, isso é imperdoável. E como se não bastasse tais aborrecimentos, o cidadão responsável pelo corte (mudanças de câmeras) pensou que, para uma edição de um show de Metal ficar boa, precisava trocar  de tomadas sem parar. Ficou consideravelmente ruim, com cortes muito curtos, não dando tempo hábil para apreciar cada take.
                E para finalizar as críticas negativas, deve-se citar a autoração do DVD. Por alguma razão, lá pelo meio da apresentação, algumas câmeras ficam levemente fora de sincronia entre a imagem e o áudio, outra coisa que incomoda bastante.
                Mas agora o leitor deve estar perguntando por que a nota do DVD foi relativamente alta, certo? E respondo com prazer: porque é um show do Kreator em uma fase fantática, com toda a banda afiadíssima! E também porque os extras são fabulosos: há um documentário bem interessante sobre os bastidores do show, em que falam sobre a expectativa após um fato histórico tão importante para o planeta – a citada queda do muro de Berlim. Mas fica o protesto pela falta de legendas em português.
                Há também uma versão do diretor para o curta-metragem de horror que a banda fez, chamado “Hallucinative Comas”, misturando uma narrativa obscura com alguns clipes da Kreator. Mas aqui, as imagens são mais fortes e violentas, o que havia sido vetado na época de seu lançamento.
                Por fim, além do DVD, que apresenta um encarte simples, mas gostoso de ver, com informações técnicas e fotos, há também disponível um CD com o áudio do show. Precisa mais?

Nota 8,5


Nenhum comentário:

Postar um comentário