sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Underneath - Gruesome Evolution Respawned
Dethstar Wreck'ordes/Underneath Records – 2012 – Portugal


Tradução livre de uma frase jogada no encarte: “Um método impulsivo muito cruel precisa prevalecer...”. A julgar pela audição do disco, parece que o objetivo foi alcançado com relativa facilidade. Um lançamento explosivo vindo de Portugal estremece as terras brasileiras. Trata-se de Death Metal severo e empolgante o conteúdo desse ‘debut’, que conta com uma produção excelente.
E de cara, os destaques: “Chainsaw Maniac”, “Finisher's Thoughts” e “Obsessed by Hate”, maravilhosamente brutais.
O vocal de Miguel Fonseca é voraz e remete um pouco a Chris Barnes, em suas épocas de Cannibal Corpse. Belo grunhido!
Falando nisso, as influências dos norteamericanos, principalmente da fase antiga, é grande, especialmente no que se referem aos riffs, embora a Underneath vá além e trabalhe um pouco mais o seu som. Não, definitivamente NÃO é uma cópia!
Ainda em relação às guitarras, é importante mencionar a quantidade impressionante de bons riffs despejados pelas caixas de som. Sério, praticamente 100% deles são muito legais e marrentos! Sérgio Garraio e Luís Neves, já fica a torcida para que continuem com esse trabalho fantástico.
Logicamente que, dando aquele peso subterrâneo, o baixo de Carlos Silva garante a encorpada das composições do quinteto.
O baterista Ricardo Neto é muito habilidoso e está sempre criando levadas interessantes, que nunca deixam o trabalho cair na mesmice. Seja velozmente, seja cadenciado, o cara dá conta de tudo! A única indignação (talvez exagero do resenhista, por ser muito fã do instrumento, admite-se) é essa história de fazer ‘blast beats’ com o bumbo apenas marcando o compasso. Essas passagens, é verdade, não são tão numerosas no disco – o músico faz outros tipos mais complexos da batida -, mas na boa, perde um peso considerável nas partes mais brutais! Perdoem o radicalismo, mas essa técnica precisaria ser abolida do Death Metal!
O encarte, embora simples, é bonitão e se abre em um mini-pôster caprichado. Uma pena que não venha com as letras.
É engraçado: existem zilhões de álbuns recomendados para serem ouvidos em volume alto, embora, por vezes, isso soe como força de expressão. No entando, “Gruesome Evolution Respawned” parece ter sido criado exatamente para essas condições, incrível! Portanto, ao adquirir esse material, certifique-se de que o volume realmente esteja no talo antes de apertar o “play”.

Nota 8,0
Download - digital single "Exposed to Suffering": www.metalhead.pt/dethstar



Nenhum comentário:

Postar um comentário