quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Agamenon Project – Your Envy Means Nothing!


Agamenon Project – Your Envy Means Nothing!
Cianeto Discos – 2012 - Brasil


Eu achava que a Agathocles era imbatível em termos de números discográficos, mas após conferir a lista da Amamenon Project, meu queixo caiu. Se está atualizado, essa one-man band de Brasília soma 59 lançamentos, sendo 46 físicos e outros treze virtuais. É verdade que não há um ‘full length’ de fato – são splits, CD-r, EPs, tapes e até mesmo um disquete (!) –, mas quem liga?
E nesse espírito, a Cianeto Discos (www.cianetodiscos.com) resolveu juntar uma porrada de material dessa loucura em um CD-r pró, totalizando setenta sons do mais esporrento Grindcore/Crust com um teco de Death Metal em quase oitenta minutos. Que festa pútrida!
Essa coletânea mostra diferentes fases do “grupo”, composto por Arthu, evidenciadas pelos tipos de vocais, uns bem gurutais, outros mais rasgados e ainda com efeitos. O instrumental basicamente é aquele som veloz do Grind, sujo que é uma beleza! Aliás, essa sujeira, que também ficou a cargo do músico – mixagem e masterização -, combinou bem com a sonoridade, sendo que, pelo fato de haver vários registros diferentes, a qualidade da gravação e o volume variam, sem, contudo, comprometer o CD. Não mesmo! Pensem nuns timbres do ultra-clássico “Scum” (Napalm Death). É bem por aí.
E tome baixo podrão, bateria (programada) metralhando e riffs bem empolgantes. Existem, no meio do caos, covers legaizinhos de Venom, Regurgitate, Discharge, Death, Ramones, Obituary (!), Rot, Riistetyt e Besthoven, além da mencionada Agathocles. Aliás, há ainda espaço para um trechinho de “Troops of Doom” (Sepultura) na faixa “Il Poppolo Unito/Llibertá”.
Se há algo que poderia ser modificado, seria a bateria programada, que ainda carece parecer mais natural. Contudo, isso não deve prejudicar a audição, já que suas levadas não deixam a peteca cair. Mas quem sabe, de repente, no futuro, um humano nas baquetas não ajudaria?
Na descrição do projeto consta: “One-mand band since 2007! 100% D.I.Y. More Than a Project!!! Just me against the world!”. Pois sim, isso é uma guerra e as faixas são a munição perfeita do bombardeio. Bom investimento, e com apenas cem cópias disponíveis!

Nota 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário