domingo, 2 de dezembro de 2012

Ratos de Porão – RDP Vivo


Ratos de Porão – RDP Vivo
Eldorado/Voice Music – 1992/2012 (relançamento) – Brasil


Há duas décadas a Ratos de Porão soltava um marco em sua discografia, caracterizado por ser um dos mais agressivos e velozes do grupo. E este disco veio logo após dois dos mais queridos álbuns de sua carreira, “Brasil” (1989) e Anarkophobia (1990). Ou seja, aqui só tem clássico!
O que se escuta em “RDP Vivo” é quase uma hora de violência sonora, alçada por hinos como “Beber até Morrer”, “Crucificados pelo Sistema”, “Sofrer”, “Igreja Universal”, “Crianças Sem Futuro”, o ‘hitzinho idiota’ “AIDS, Pop, Repressão”, “Crise Geral” e muitos, muitos outros! Como dito, o CD tem uma pegada mais brutal, talvez pelo fato de ser ao vivo, já que, geralmente, as bandas tendem a tocar ainda mais rápido do que as versões de estúdio. Quatro exemplos maravilhosos disso são a mencionada “Crucificados...”, “Plano Furado I”, “Que Vergonha” (depois da excelente parte “acústica”) e “V.C.D.M.S.A.”, perfeitas! Boka, que estreiava em um registro do grupo, estava em uma noite verdadeiramente inspirada quando esmigalhou seu kit de bateria.
Há também outras composições destruidoras, como “Ascenção e Queda”, “Vida Animal”, “Máquina Militar” e “Herança”, além de “Sentir Ódio e Nada Mais”. Enfim, é uma melhor do que a outra!
O álbum também apresenta as canções até então nunca gravadas em estúdio “Guerrear” e “Políticos em Nome do Povo”, bem curtas, mas demolidoras.
Vale mencionar também o cover magnífico “dos mais Punks do mundo”, Extreme Noise terror, com “Work for Never”, que ficou mais extremo do que a música original.
O relançamento vem em formato digipack, com encarte contendo várias fotos e ilustrações de Marcatti, além de duas faixas bônus essenciais: “Amazônia Nunca Mais” (matadora) e o cover da Ramones, “Commando”. Por que será que, há vinte anos, elas não saíram no CD? Houve ainda, na época, uma prensagem que contava somente com 27 músicas, enquanto uma outra contava com trinta, sendo que as últimas três, “Novo Vietnã”, Agressão/Repressão” e “Poluição Atômica” não apareciam creditadas no encarte. A versão atual conta com 32 sons.
A gravação, se contar o período em que foi gravado o trabalho, está espetacular! Para quem queria conhecer como a RDPeido soava nos palcos, quando muitos fãs ainda nem tinham nascido, esse disco é imprescindível!

Nota 9,5

5 comentários:

  1. Tu traiu o movimento punk véio! Tu era punk véio! Agora é **** do Macedo!

    ResponderExcluir
  2. Some Daqui! Some Daqui! Some Daqui! (352x)

    ResponderExcluir
  3. O cara é muito educado!
    Fã surdo sobre João Gordo
    CALA A BOCA SEU RETARDADO!
    Bujão Gordo sobre comentário acima
    Troxa se fodeu ninguém mandou levar um bicha pro programa hahaha
    Pauldragon sobre João Gordo
    Nem eu, a barriga me tampa a visão!
    João Gordo sobre ver sua própria jeba
    Some daqui! Playboy filho da puta! Some daqui! Some daqui! Some daqui! Some daqui! Some daqui! Some daqui! Some daqui! Some daqui! Some daqui! Some daqui! Some daqui! Some daqui!
    João Gordo sobre Dado Dollabela
    Só me daqui! Só me daqui! Só me daqui! Só me daqui! Só me dá aqui! Só me dá aqui! Só me dá aqui! Só me dá aqui! Só me dá aqui! Só me dá aqui! Só me dá aqui! Só me dá aqui! Só me dá aqui! Só me dá aqui! Só me dá aqui!
    João Gordo sobre depois de ter falado Some daqui! 385 vezes para o Dado Dollabela

    ResponderExcluir
  4. João Barrigudo Piercing da Silva (A.K.A. João Gordo ou Arranca Tronco Malasiano), é um filho da puta desgraçado vagabundo, gordo, ridículo, pederasta, toxicômano e doente mental Brasileiro, ex vocalista da banda Ratos de Porão. João Gordo, figura erótica na televisão brasileira, tornou-se conhecido mundialmente após trair o movimento Punk, véio no Brasil e por falar muita merda. Atualmente apresenta os programas Ponto G e Beijo do Gordo, o primeiro sobre sexualidade e o segundo é um programa tipo o antigo Namoro na TV, porém só com pessoas de minorias, como gays, lésbicas, gordos, anões, emos, putas e outros grupos de pessoas diferentes.

    ResponderExcluir
  5. Quedê link pa baixar esse baguio?

    ResponderExcluir