quinta-feira, 2 de agosto de 2012

[maua] – Conscience (EP)

[maua] – Conscience (EP)
Independente – 2009 - Brasil


A mistura de estilos que a [maua] (a explicação para esse nome exótico deve ser muito boa!) é a primeira coisa que chama a atenção neste material. Passa pelo Heavy Metal, pelo Thrash, pelo Death, pelo Black e até por outras influências, tudo regado a uma técnica acima da média. Por aí, dá para sacar que o som desses sergipanos, de Aracaju, é engenhoso.
A segunda constatação é a grande mudança de andamento nas cinco faixas do EP, que soa bastante contemporâneo. Sim, é extremamente pesado, tem um ou outro toque experimental – “Relief” é um ótimo exemplo – mas acima de tudo, é bem executado.
O lado Black Metal, na realidade, fica por conta do vocal bem rasgado de Érico Groman, mas o cara se aventura nos guturais e também faz bonito nas alternadas. Essa versatilidade é outro dos pontos fortes da banda.
E como dito, existem muitas mudanças de ritmo. Logo, não esperem pancadas à base de ‘blast beats’, pois não existem. Só que o disquinho é tão intenso que nem o headbanger mais radical sentirá falta da velocidade da luz na bateria de Thomas.
Como destaque, a faixa de abertura – “Bitch” – é uma excelente porta de entrada do grupo, contendo todas as características mencionadas anteriormente.
O EP, apesar da produção gráfica simples – a capa é meio sem sal e o EP vem envelopado no próprio encarte -, é profissional. Quanto à qualidade da gravação, é muito boa e indubitavelmente engrandece o trabalho.
Do Nordeste para todo o Brasil, o conjunto é daqueles dos quais que você, mesmo de forma inconsciente, diz: “prestem atenção nesse grupo cujo ‘groovie’ é contagiante e provavelmente fará mal ao pescoço”.

NOTA 8,0

Um comentário: