sexta-feira, 13 de julho de 2012

DVD Six Feet Under – Wake the Night! Live in Germany


DVD Six Feet Under – Wake the Night! Live in Germany
Metal Blade Records/Shinigami Records – 2011/2012 – Estados Unidos


A história é a seguinte: o DVD, lançado no Brasil pela Shinigami Records (www.shinigamirecords.com.br), é bruto, simples, sem frescuras ou qualquer outro atrativo que não seja a apresentação da banda em si. Em outras palavras, é só o show, sem extras, e boa!
A capa é bem simples, sem nada que chame a atenção. Tudo bem, porque aqui está valendo o conteúdo do vídeo. As imagens estão ok, assim como o som. Também não existe nada de diferente quanto à edição que, aliás, até faz uns cortes estranhos em alguns momentos, entre as músicas. Reforçando: o negócio aqui é primitivo.
No entanto, nem por isso o material deixa de ser ótimo! Sim, a essência do Death Metal aqui é forte demais e atropela os fatores acima expostos como um caminhão esmagando uma formiga.
E as coisas já começam a ficar tensas (no bom sentido) logo com a primeira canção – “No Warning Shot” – uma porrada certeira nas costas, daquelas de quebrar costelas. Tudo bem que uma edição de som meio forçada do público (o urrador Chris Barnes chama os fãs para gritarem o refrão e o volume da plateia aumenta e diminui rapidamente) marca a faixa, mas no fundo, torna-se apenas um detalhe diante do restante do material.
Aliás, os vocais rasgados de Barnes são impressionantes, não parecem humanos, mas ruídos insanos! Excelentes, assim como seus inconfundíveis guturais, um dos melhores do planeta. E como canta com raiva esse cara!
A performance do grupo é básica, todos agitando de maneira “comportada”, ‘bangeando’ do “jeito padrão”, exceto o cantor, que mais uma vez chama a atenção, com sua juba rodando feito um ventilador.
O repertório escolhido foi composto por grandes músicas que fizeram história na carreira do grupo: composições mais e menos velozes (para os padrões da Six Feet Under), marcadas pelos riffs pesadíssimos do guitarrista Steve Swanson. O riff introdutório de “The Day the Dead Walked”, por exemplo, é uma coisa maravilhosa! Gera um clima desesperador e, quando a faixa começa “de fato”, os fãs vão à loucura.
Sou suspeito, mas as músicas do primeiro ‘full length’ do quarteto - “Haunted” (meu favorito, agora juntamente com o mais novo,  dos caras, “Undead”) - executadas aqui, “Silent Violence”, “The Enemy Inside”, “Suffering in Ecstasy” (que pancada!) e Human Target”, ficaram fenomenais ao vivo. Quanta brutalidade!
Six Feet Under é isso: energia e agressividade sem limites em cima do palco. Um registro bastante válido, que mostra com quantos corpos se faz uma canoa.

NOTA 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário