sábado, 21 de julho de 2012

Desalmado – Desalmado


Desalmado – Desalmado
Greyhaze Records – 2012 - Brasil


Pra começo de conversa: que banda de Grindcore, estilo tão underground e impopular, e brasileira ainda por cima (ou seja, mais discriminada ainda), tem a ousadia de lançar um disco em formato digipack? Que atrevimento é esse? Resposta: direto do forno do inferno, chega a Desalmado demolindo tímpanos neste que, com toda a certeza, estará no top 3 dos melhores do estilo em 2012. Isso aqui é transmissor da raiva, meu amigo!
Depois dessa aparentemente presunçosa introdução, tentemos nos manter na cadeira para continuar escrevendo (difícil, a vontade é agitar na frente do aparelho de som até as energias se esgotarem!). A coisa já começa ignorante com a bordoada “Sem Nome”, sem introdução nem nada. Um legítimo açoite na cara, usando um cacto como arma!!! Muito, muito empolgante!
Em “Canibal Social”, além da ótima estrutura da música, os vocais rasgados de Caio Augusttus simplesmente arregaçam, um dos mais raivosos e maravilhosos dos últimos tempos. E o clipe é um show!
Impressiona também como todas as faixas – quinze no total, contando com a bônus “Cozido para Animais”, cover da banda alemã Japanese Kampfhörspiele – são executadas de maneira impossível de resistir. De verdade, são tão bem acabadas, que o negócio hipnotiza! É como se o ouvinte entrasse em um transe irreversível!
Os riffs são de uma qualidade assustadora, o que é mais surpreendente por se tratar desse tipo de som tão duro e direto que é o Grind. Aliás, vez ou outra, têm até uma pitadinha de Death, como em “Cegueira Santa”. Haja palhetada!

E falando nessa no Metal da morte, vale muito conferir a instrumental “Anticristo”, que também carrega esse espírito. Excelente também!
Além das canções já violentíssimas por natureza, outras são até perigosas para se tocar ao vivo, como é o caso de “Ceifador”. Não é tão veloz, mas a levada é daquelas de não deixar um na plateia de pé depois de tanto redemoinho!
Também não há como não se arrepiar com a paradinha de “Todos vão Morrer”, onde o cantor grita a frase para, em seguida, vir uma batida cheia de ‘groovie’ e com toneladas de peso das guitarras de Estevam Romera e Bruno Teixeira. Como sobreviver a isso?
E a produção do CD, então? Pense em uma sonoridade “cheia” e espetacularmente bem gravada, com todos os instrumentos audíveis. É isso o que se encontra neste registro. Créditos para o ex-Sepultura Jean Dolabella e Augusto Nogueira, que captaram o som de forma perfeita.
Ainda dentro do assunto “produção”, fora o material ser em digipack, como já mencionado, a arte também é um capricho, extremamente profissional e com um detalhe interessante: além das letras em português, língua escolhida pelo grupo para esbravejar suas ideias, elas têm também suas versões em inglês no encarte.
Com esse lançamento, eles, que já figuravam entre as grandes, agora saltam para o topo do Grind nacional. Se no EP “Hereditas” (2008) eles já prometiam muito, em “Desalmado”, eles realmente se superaram! Direto para a galeria de ouro do som extremo! Britadeira no crânio!!!!

Curiosidade 1: o disco será lançado somente no dia 31 de julho.
Curiosidade 2: essa é pessoal, mas queria registrar. Fui o quinto fã a adquirir essa pérola!
E em breve, entrevista com esses caras!

NOTA 9,3


Nenhum comentário:

Postar um comentário