terça-feira, 3 de abril de 2012

Iluminato – Reflections of Humanity

Iluminato – Reflections of Humanity
MS Metal Records – 2011 - Brasil

Gothic Metal tradicional, daquele jeito: cantado por uma voz feminina alternada com um gutural masculino. Essa é a carioca Iluminato, surgida em 2009.
Sem velocidade, mas com certo peso da guitarra, o conjunto faz seu trabalho mostrando potencial, mas que poderia ser melhor aproveitado. Acontece que acabaram não saindo do lugar comum e aí, estão correndo o risco de serem “apenas mais uma” do estilo.
Como pontos positivos, estão os timbres dos cantores: de um lado, Liz Demier cantando quase que liricamente e do outro, Pablo Ferreira, também responsável pelas guitarras. O “duelo” sem dúvidas é competente!
Destaque também para o bom jogo de bumbos de... bom... não dá para dizer, já que o encarte simplesmente não cita o nome do cidadão (mas apenas apresenta fotos com os dois vocalistas). Ou será bateria eletrônica? E quem serão o baixista e o tecladista? Mistério...
Para não ser injusto, é válido citar a faixa “The Last Road”, com sua boa estrutura e mostrado o lado mais agressivo do conjunto.
Bem, e a arte de Gustavo Sazes no encarte logicamente que só poderia ser bela, com um certo tom melancólico e hipnotizante. As cores frias passam essas sensações de maneira incrível!
A gravação está meio abafada e os teclados parecem encobrir quase todo o restante do instrumental. Isso até passaria batido em um trecho ou outro, mas o fato de ele ser utilizado em praticamente tudo compromete o material. Pois sim, esse teclado parece dominar o Metal executado pelo grupo.
É claro que a Iluminato faz e deve fazer o que bem entende com sua música, mas é estranho priorizar um instrumento que não tem a cara do Rock/Metal. Enfim...
“Reflections of Humanity” agradará fãs do mais puro Gothic Metal. Sem inovações, parece mesmo ser feito para um público direcionado, mas nem por isso deixa de merecer uma boa conferida pelos bangers.

NOTA 7,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário