quarta-feira, 28 de março de 2012

Omfalos – Idiots Savants

Omfalos – Idiots Savants
Equivokke Records – 2011 - Brasil

Black Metal cru e sem perdão, comandado pela dupla de Brasília Misanthrope (vocal) e Thormianak (guitarra). Bom, era o que se pensava, até ouvir o (curto) disco de cabo a rabo. Porque lá existem nove canções, que começam como pedradas e desembocam em diferentes direções.
Sem dúvida que algumas composições são interessantes e bem gravadas - para os moldes do(s) estilo(s) -, criadas por seres que entendem muito do assunto e claro, possuem habilidades para lidar com esse tipo de mistura.
E, quebrando as expectativas geradas pelas primeiras faixas, a banda exibe seu lado mais sombrio e lento, como, por exemplo, em “Bipolar Affective Disorder Suite” (grande som!) e em “A Funeral Dirge For My Sanity” – a mais surpreendente – que tem uma levada bastante acentuada no Doom Metal (o começo remete muito à incantation) e conta com riffs melódicos.
Vez ou outra escuta-se, além dos berros tradicionais, lamúrias agonizantes que se acomodam debaixo da brutalidade do instrumental (dos primeiros sons), de modo que não se perde o ‘punch’ do disco.
Falando nisso, esse altíssimo contraste entre músicas bem violentas e outras mais tranquilas talvez seja o fato mais marcante do trabalho. Começam muito bem (mesmo!), a toda velocidade, e terminam de forma discreta, talvez com ausência de mais brilho. Nesse aspecto, o caminho escolhido pela banda, que parece querer mostrar que consegue executar vários estilos dentro do Metal, mostrou-se um tanto exagerado. Poxa, e a capa merecia um capricho maior, hein?
Ainda sim, bem feito, criativo e indicado para quem gosta de variações extremas dentro do Black.

NOTA 7,5

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Dificil ser entendido apenas como sonoridade extrema, a intenção de ir freando o disco é totalmente proposital, onde temos o processos de negação,raiva,aceitação e por fim a entrega de um ser humano que se dá conta da sua incapacidade em continuar vivo. O som é uma pavimentação para o agonizante relato de um ser atormentado.
    A capa é um desenho original, um quadro pintado, uma tela, um sentimento abstrato, junção de cores fortes e letais.Respeito e agradeço pelo teu comentário.

    ResponderExcluir