terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Meatknife/PxExNxEx - 23 Stabwounds/Exquisite Quartering Sexual (split CD)

Meatknife/PxExNxEx - 23 Stabwounds/Exquisite Quartering Sexual (split CD)
Rotten Foetus Records – 2011 – Alemanha/Colômbia

Outro split de puro caos trazido pela barulhenta Rotten Foetus (www.rottenfoetus.com). No ringue, a alemã Meatknife, trazendo seu Death Metal/Gore, “contra” a colombiana PxExNxEx, com seu Gore/splatter. Quem vence?
A primeira banda do split tem uma discografia sólida, com full lengths e outros splits. Em outras palavras, já têm experiência de sobra em fazer ruído.
Interessante já notar a qualidade boa da gravação, já que a sonoridade da Meatknife prima pelo lado mais extremo da música, abafado e denso. Afinal, quando tem Gore no meio, espera-se uma sujeira enorme na produção. Ela está lá, mas na dose certa.
E a banda faz um som com variações de andamento, que curiosamente quase não tem blast beats. O pessoal prefere investir no peso e na estrutura das canções. Entretanto, não pense que eles não tocam rápido, hein? O conjunto é consideravelmente veloz, que fique claro.
Inclusive o baterista Krüger parece ter incorporado Pete Sandoval (Morbid Angel/Terrorizer) na faixa “Freddie Mc Gregor”, tamanha a velocidade dos bumbos. Impressionante! Nem preciso dizer que é a melhor do split, né? Mas “Cadaver” não fica muito atrás não, e apresenta verdadeiras marretadas vindas das guitarras. Muito boa também.
A outra banda, P.E.N.E., já causa asco (no sentido humorístico negro) logo na introdução. Se não me engano, trata-se do áudio de um dos filmes mais chocantes de todos os tempos – “Irreversível” – na cena do estupro, filmado sem cortes. É... o pessoal começou pegando bem pesado...
Mas quanto às músicas, sem dúvida executam bem seu Gore/Splatter, com brutalidade e honestidade. Uma referência? Algo como Last Days of Humanity, mas sem o mesmo brilho. Pois é, o grupo não fez questão de cuidar muito da gravação e o resultado foi um tanto insatisfatório. O instrumental é quase todo encoberto pelos vocais que, por sua vez, utilizam de efeitos até exagerados para o estilo (na boa, parece os sons emitidos pelos alienígenas do filme “Distrito 9”). Perdeu um pouco da espontaneidade.
É um lance praticamente Noisecore, mas, a julgar pela variedade das composições, não parece essa a proposta (do barulho puro e simples) que a dupla quer passar.
Além disso, a guitarra está baixa na mixagem e no geral, o som fica embolado nos momentos mais agressivos. Poxa vida, por que não caprichar na produção, se fazem uma música tão legal?
Portanto, respondendo à pergunta do primeiro parágrafo, vitória para a Meatknife. Vale a pena conferir o split, pois as duas bandas são competentes musicalmente. É tomar conta dos deslizes e desleixos (P.E.N.E.) nos trabalhos futuros, que está tudo certo.

NOTA 7,0

2 comentários:

  1. meatknife mto from hell, ae KODA faz um review do sick terror ae!! vlw som extremo, sempre avante!

    ResponderExcluir
  2. Hello to every one, the contents present at this site are truly awesome for people experience, well, keep up the nice work fellows.


    Here is my page; how to make money online for free and fast

    ResponderExcluir