sábado, 14 de janeiro de 2012

Chronic Infect/ Spun in Darkness – Sickness Misery and Evoked Doom (split CD)

Chronic Infect/ Spun in Darkness – Sickness Misery and Evoked Doom (split CD)
Rotten Foetus – 2011 – Brasil/ Estados Unidos

Outro split, outra desgraça. Novamente a Rotten Foetus (www.rottenfoetus.com) coloca no Mercado duas bandas infernais para assolar nossas pobres orelhas. Dessa vez, estamos falando de uma ode ao Death Metal tradicional. Sim, ambas as bandas fazem do estilo seus meios brutais de comunicação.
Mas antes de entrar propriamente nas músicas, é bom destacar o material impresso do disco. Parece papel fotográfico luxuoso, que já deixa uma boa impressão inicial. Apesar de simples, o encarte é bem bonito. Vale o elogio.
Em geral, não é bom ficar comparando, mas às vezes, não tem jeito. Os brasileiros da Chronic Infect, que abrem o play, lembram demais a sonoridade da sueca Insision, mais especificamente do CD “Beneath the Folds of Flesh”. Entretanto o conjunto cearense não faz feio e inclusive executa um som mais empolgante do que o da outra banda do split, os americanos da Spun in Darkness. Mas tratemos de uma de cada vez. Bem, mas apenas para concluir o parágrafo, a Incantation parece ser uma grande fonte de inspiração para essa rapaziada (chequem, por exemplo, o início de “Desecrated Purity” e o baixo melancólico de “Invoking the Damnation”).
A Chronic Infect opta por um andamento veloz, mas não ao extremo. Em outras palavras, não há blast beats. E os riffs são bem bolados, bem legais mesmo. A qualidade das composições chama a atenção, mostrando maturidade do quinteto tupiniquim.
As mais ferozes são a faixa de abertura – “Thanatorment” – e “Sacrificial Monolith” (essa é para quebrar pescoços!). O negócio aqui é bom de verdade!
Agora, é a vez dos norte-americanos mostrarem como fazer Death Metal com um toque mais “raízes”. Isso NÃO é ruim, hein? Afinal, quem resiste ao Death Metal mais antigão, meio arrastado em sua maior parte? Eles mandam é muito bem!
Bom, é verdade que a qualidade da gravação é inferior à da primeira banda (e mais baixa), mas nada que aborreça o ouvinte.
O instrumental (e não o vocal, ok?) tem uma linha meio Obituary e Six Feet Under, só que consegue ser mais extremo. “Mortality Rate” é um bom exemplo, sendo a mais agressiva e melhor das faixas do quarteto (grandes levada e riff no fim da canção!). Mas a subsequente – “Aftermath” – também surpreende, especialmente pela muralha sonora construída pelos riffs aliados aos bumbos duplos.
O split é, como já dito, uma aula de Death Metal em seu estado bruto. Sem frescuras, direto e violento, o disco é uma boa forma de evidenciar que o estilo, mesmo sem modernidades, está mais vivo e poderoso do que nunca. Show!

NOTA 8,0
Chronic Infetc: fornikum-ci@hotmail.com
Spun in Darkness: www.spunindarkness.com

Um comentário:

  1. Um dos melhores split já lançados no brasil, é um arregaço!
    Que venha agora o full-lenght da Chronic Infect!

    ResponderExcluir