terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Abidetherein - Paralysis Engulfed the Myth

Abidetherein - Paralysis Engulfed the Myth
Independente – Síria - 2012

Bandas de Black Metal existem aos milhares, nascidas em berços consagrados como Noruega e Suécia, para citar alguns países. Agora, e quando uma banda da Síria executa o estilo? Interessante, não? E mais: fazem um Black Metal com elementos regionais de seu país. Pois a dupla foi ousada e lançou logo de cara seu debut, sem passar por demos. Corajosos, não?
Lançado exatamente no dia 1º de janeiro deste ano, o disco da Abidetherein se inspira nas clássicas bandas satânicas dos países supracitados e trituram o aparelho de som com sua violência sonora. Aliás, é esse lado mais infernal (com o perdão do trocadilho) que mais se ouve em “Paralysis Engulfed the Myth”: sonoridade crua, rápida e rasteira. Inclusive, os temas das letras são a anti-religião, horror e trevas. Típico, claro.
Entretanto, entre uma brutalidade e outra, surgem batuques exóticos, que incrivelmente se encaixaram bem na estrutura das composições, sem deixar nada forçado. Só por isso, já merecem elogios. São poucos os momentos com essas “intervenções”, o que não oferece riscos de se tornarem enjoativas.
As oito faixas somam uma hora de duração, mas aqui, o extremismo não é cansativo. O que talvez perturbe alguns ouvintes é o fato de a bateria ser programada. Entretanto, particularmente neste álbum, ela parece bastante natural, como se fosse tocada por um baterista de verdade.
A capa do material, embora assustadora, é lindíssima e cheia de detalhes. Já arrisco afirmar que será uma das mais belas de 2012. E, provavelmente querendo “homenagear” suas influências nórdicas, deixaram a produção das músicas meio tosca e suja, igual às dos grupos do início da década de 90.
Para quem quer fazer um revival do antigo Black, com um ou outro elemento diferente, esse CD será uma boa saída. Simples, mas agressivo, o play dá sinais de que, onde menos se espera, haverá alguém cantando sobre o cramulhão.

NOTA 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário