quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Necromesis - Evolving to an Underworld

Necromesis - Evolving to an Underworld
Independente – 2011 - Brasil

De cara, esse pessoal esbanja muita técnica, a julgar pela introdução “Prelude” (instrumental com mais de quatro minutos e meio que junta trechos das composições seguintes). A segunda coisa que chama a atenção: o baixo, que faz um trabalho espantoso. E essa música leva tudo a crer que se trata de uma banda de prog/heavy metal... mas era só a introdução.
Na composição seguinte, que leva o nome do trabalho, a “verdade” é revelada: o grupo executa um... hmmmmmmmmmmm... death metal.... não, não é death metal. É thrash? Também não... nem heavy, nem HC etc... ou seria tudo isso ao mesmo tempo? Enfim, você fica mais de 25 minutos (duração do EP) tentando decifrar qual o estilo da banda e no fim das contas, acha melhor usar a definição feita pelos próprios integrantes: “Metal livre de rótulos, buscando uma sonoridade pesada e agressiva e ao mesmo tempo musical”. Pronto, é bem por aí.
Os vocais de Victor Prospero, também baixista, e de Daniel Curtolo, que também cuida da guitarra, são guturais e rasgados, como nossas amadas bandas extremas. Aliás, a dupla tem timbres vocais de muito respeito e deixam o trabalho ainda mais violento. Talvez sejam esses berros que dão a característica mais brutal ao disco.
As músicas apresentam inúmeras mudanças rítmicas e uma riqueza considerável. “Minustah” e “Unlives as Undeads” são únicas, evidenciando que, no geral, a Necromesis não gosta de se repetir.
As letras são fortes, baseadas no lado mais podre da sociedade. Um bom exemplo é a citada “Minustah”, nome de uma missão de paz do Brasil pela ONU no Haiti, que nada mais fez do que impor a paz à força, segundo o trio. Inclusive o refrão é cantado no idioma haitiano!
E fechando esse material, a faixa mais surpreendente de todas – “O Ovo”. Trata-se de um cover instrumental que Hermeto Pascoal (!!!) gravou com o Quarteto Novo em 1967. Haja ecletismo, não? E muita ousadia!
Tá aí um grupo que pode ser chamado de original e bem pesado. E o EP pode ser baixado gratuitamente no site www.necromesis.com. Para quem curte variações dentro dos bons barulhos, certamente esse grupo vai agradar.

NOTA 8,2

Nenhum comentário:

Postar um comentário