sábado, 17 de dezembro de 2011

Especial - Amorphis

Amorphis – Especial
Laser Company – vários anos – Finlândia

Tem coisas que valem a pena, e muito, serem divulgadas. Um bom exemplo é que a Laser Company (www.lasercompanymusicstore.com.br) brinda os fãs de música extrema com pacotes especiais, os Laser Packs, compostos por títulos de determinado artista/banda em uma embalagem só. Dessa forma, economiza-se muito mais e não precisa pagar o frete ao adquirir um desses materiais. Para quem curte boa música, fica a dica para este fim de ano, ainda mais embalada pela notícia de que o grupo virá tocar no Brasil no dia 5 de fevereiro de 2012. Fiquem espertos!
A banda em questão é a finlandesa Amorphis, com mais de duas décadas de existência. No caso, o pacote vem com os CDs “Skyforger” (2009), “Magic & Mayhem – Tales from the Early Years” (2010) e “The Beginning of Times” (2011), além do incrível box com DVD duplo/CD duplo “Forging the Land of Thousand Lakes” (2010). E já fica o aviso: o adjetivo “beleza” e seus derivados serão exaustivamente usados nesse especial.
Em comum, os três CDs possuem capas e encartes fantásticos, além do capricho e cuidados extremos com suas gravações, todas com uma qualidade sonora impressionante.
Além disso, a melancolia também faz parte dos álbuns, depressivos e belos ao mesmo tempo. No geral, o pessoal opta por canções lentas e bastante densas, marcadas por certa obscuridade. Por fim, os três discos contam com faixas bônus. Boa!
E o som desses caras é hoje difícil de definir. Uma mistura de heavy, death, doom, progresssivo e outras vertentes do metal. Ouçam, abram a mente e deixem entrar toda a magistralidade de cada trabalho.

Amorphis – Skyforger
Laser Company – 2009 – Finlândia

Lindo. A começar pela grandiosa “Sampo”, cujas melodias e o refrão são absolutamente grudentos. O CD, de forma geral, é bastante trabalhado e melódico, com um equilíbrio entre os instrumentos de cordas e o teclado.
Quando parece que a coisa não teria mais tanta qualidade ao longo do play, a surpresa é que o nível permanece o mesmo, sempre alto. E o vocal versátil de Tomi Joutsen é qualquer coisa de formidável. O cara apresenta um belo timbre, tanto no vocal limpo, quanto no gutural. Aliás, não daria nem para dizer que os dois tipos de voz são feitos pela mesma pessoa, impressionante!
Além da faixa de abertura, destacam-se também “From the Heaven of My Heart”, a faixa-título e “From Earth I Rose”,  cuja profundidade do solo arrepia. Maravilhosas!




Amorphis - Magic & Mayhem – Tales from the Early Years
Laser Company – 2010 – Finlândia

A pegada desse aqui é na linha death metal mais agressiva e extrema, por razões óbvias: o disco é na realidade uma compilação com composições dos três primeiros álbuns da Amorphis, que celbrou vinte anos de existência com esse registro (e com o box, resenhado adiante). Todas as faixas foram rearranjadas e regravadas.
Os vocais são praticamente todos guturais, como era no início de tudo. Aliás, o clima nesse trabalho é bastante intenso, nessa espécie de volta às raízes.
A faixa “Vulgar Necrolatry” é a mais violenta e conta com um blast beat que surpreende e destoa do restante do material. Isso não acontece à toa. Trata-se de um cover da Aborrhence, banda montada nos primórdios da Amorphis.
Além dela, “On Rich and Poor” apresenta um riff hipnotizante da metade para o final. E “The Castaway” também é de matar. Bem empolgante e por que não, muito poderosa.
“The Sign from the North Side” apresenta um peso absurdo, talvez a mais death metal old school do play. E a clássica “Against Widows” também é outro grande momento do trabalho. Os riffs são marcantes!
E para fechar, a versão de “Light My Fire”, cover da Doors, ficou no mínimo curiosa. O vocal gutural permaneceu, e a boa produção faz com que, na realidade, a música dificilmente lembre a original. Apesar da estranheza, certamente é uma boa faixa e uma forma divertida de fechar “Magic & Mayhem – Tales from the Early Years”.


Amorphis - The Beginning of Times
Laser Company – 2011 - Finlândia

Como falar desse trabalho aqui, sem soar repetitivo no que já foi apresentado acima? Bom, entre as diferenças, esse aqui tem uma veia levemente menos agressiva. E é preciso voltar a falar do encarte: o pessoal se superou! Nada mais a declarar.
Aqui, perfeccionismo parece ser a palavra de ordem: a faixa de abertura – “Battle for Light” - é uma das mais pegajosas (no bom sentido) da discografia da banda. Lindíssima! Aliás, com toda a sinceridade: uma das mais bonitas que já ouvi na vida. Tem uma melodia que não sai da cabeça.
Logo depois, outra beleza, bem puxada para o heavy metal, é “Mermaid”. E seu solo de teclado, apesar de curto, chama a atenção pela timbragem bastante próxima à das guitarras.
Agora, a preciosidade é “Soothsayer”, com vocais femininos de Netta Dahlberg, que criam uma atmosfera quase agonizante para o som. Fechando esse disco espetacular, a faixa bônus “Heart’s Song” mostra toda a proeza e capacidade de Joutsen explorar suas habilidades vocais. O cara canta muito nessa música! Simplesmente um final brilhante.



DVD – Amorphis - Forging the Land of Thousand Lakes
Laser Company – 2010 - Finlândia

Ufa, e depois de tanta coisa boa, agora vem uma melhor ainda: o box “Forging the Land of Thousand Lakes”!
E é bom começar pela capa que, novamente, é de uma beleza e tanto. O livreto que acompanha o material também é de impressionar, tanto pela formosura, quanto pela qualidade do papel, sempre luxuoso, quando se trata de Laser Company.
O show, gravado em Oulu, na Finlândia, conta com uma textura de imagem fantástica e no geral, a cor púrpura domina o palco com uma iluminação incrível. E a coisa fica ainda melhor com o som, que é cristalino. Enfim, na parte técnica, é tudo de um preciosismo bastante oportuno. Os enquadramentos também são bastante caprichados.
E o show, com mais de uma hora e meia de duração, é perfeito, como não poderia deixar de ser. Afinal, é um registro para comemorar os vinte anos de Amorphis. Tomi Joutsen (vocal) agita com aquela cabeleira longuíssima, não perde o fôlego um minuto sequer e ao vivo, domina como poucos sua voz, que oscila da limpa para a gutural de forma esplendorosa. É o destaque da apresentação. Mas o restante dos músicos, competentíssimos, executam as composições com maestria, mesmo sem agitar tanto quanto Joutsen.
Na pegada melancólica que o grupo segue, tudo causa admiração nesse vídeo. Impossível, portanto, destacar uma ou outra canção. E a afirmação a seguir é mais do que justa: um dos mais belos shows de metal já gravados.
O segundo disco (é um DVD duplo, lembram?) também é de tirar o fôlego. A apresentação no Summer Breeze Open Air 2009 é até mais intensa do que a do show principal! E quer saber? Se estivessem no mesmo DVD e não tivessem algumas músicas repetidas, daria para dizer inclusive que eram de uma apresentação só, dada a qualidade e o cuidado com a produção.
E depois de devorar mais uma performance no palco, é hora do material bônus, que começa com um documentário sobre as duas décadas de existência da banda. Ah, sim, tudo devidamente legendado em português!
O melhor de tudo é ver que o material foi cuidadosamente preparado, todo requintado e lotado de imagens e fotos antigas. Obviamente que isso torna o vídeo muito mais atrativo. E tirando uns errinhos de gramática das legendas, está tudo ok!
Os membros e ex-membros contam detalhadamente toda a trajetória da banda, uma das pioneiras do metal extremo da Finlândia. São histórias narradas disco a disco!
Nos depoimentos, o pessoal é bastante maduro e sincero, reconhecendo suas qualidades e defeitos. Isso torna o material ainda mais rico e até mesmo recomendado para fãs de metal em geral, e não somente da Amorphis.
Na sequência, tem uma enxurrada de clipes de lambuja: treze vídeos, para o deleite dos fãs. Os dois últimos são na realidade uma versão ao vivo de “My Kantele”, seguida de uma breve entrevista com a Amorphis.
E fechando esse grandioso material, uma galeria de fotos para a posteridade. Ah, e quase esquecendo: o conteúdo do CD duplo do box é o áudio do show de Oulu, ok?
                A Amorphis, mesmo com suas mudanças de estilo durante a carreira, não precisa provar nada para ninguém. Esse material, de valor muito grande para a música, mostra o quão belo pode ser o metal extremo. Tudo perfeito!



NOTA 10,0 (conjunto da obra)
Curiosidade à parte: a banda foi a primeira a ser adicionada no mundialmente famoso (e consultado) site Metal Archives (www.metal-archives.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário