domingo, 13 de novembro de 2011

Enclavement – Apotheosis/ Monstrengo/ Gazing into the Fog

Enclavement – Apotheosis/ Mostrengo/ Gazing into the Fog
Independente – 2010/2011 – Portugal



Por sugestão de Jorge Guimarães, que acompanha sempre o blog, hoje venho falar da dica que o cara deu, a banda portuguesa Enclavement. O grupo possui apenas três composições, gravadas em diferentes épocas, sendo uma em 2010 (“Apotheosis”) e duas neste ano (“Mostrengo” – maio, e “Gazing into the Fog” – outubro).
Nesse sentido, é estranho e até desafiador analisar músicas de períodos diferentes, mas vamos lá.
A longa “Apotheosis” é um meio termo entre o death e o black metal, mas feita por músicos bem competentes. Mistura momentos mais agressivos com outros quase acústicos, e os bumbos duplos permanecem “ligados” por boa parte da canção. Aliás, são as mudanças de ritmo que chamam mais a atenção na faixa. Admiráveis! Grande música!
Depois vem “Mostrengo”, também enorme (mais de oito minutos e meio), em uma linha próxima da anterior, com a pegada alternada entre brutalidade e delicadeza (no melhor sentido da palavra), mas com o volume da gravação um pouco mais baixo. Mesmo assim, é outro bom exemplo de como se fazer música extrema agradável.
E por fim, o que dá um cruzamento de Cannibal Corpse dos tempos do “Eaten Back to Life” e “Butchered at Birth” com a Sarcófago da época do “The Laws of Scourge”? Resposta (óbvia, eu sei): a música “Gazing into the Fog”, da Enclavement! Vejam bem, essa mistura fica muito evidente em vários trechos de sua estrutura, mas o grupo vai além e coloca no recheio da faixa outros bons elementos extremos. É um som que destoa um pouco das outras duas canções, mas nem por isso a qualidade fica de lado. Aliás, em termos de produção, é a melhor gravada das três.
Os petardos estão disponíveis para download. É Portugal mostrando que barulho não se resume apenas a Moonspell. Boa surpresa para o underground.

NOTA 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário