domingo, 30 de outubro de 2011

Abysmal Dawn - Leveling The Plane Of Existence

Abysmal Dawn - Leveling The Plane Of Existence
Relapse Records - 2011 – Estados Unidos

Amigos, vamos tirar um pouco os olhos dos medalhões do death metal americano e enxergar além deles? É óbvio que não estou desmerecendo as geniais Cannibal Corpse, Deicide, Morbid Angel e tantas outras consagradas do cenário. Apenas gostaria de mostrar que lá existem também outras maravilhas, tão boas quanto essas, mas menos favorecidas, como é o caso da Abysmal Dawn.
Quem já conhece o grupo sabe da competência desse pessoal, que prima não pelo death cru e simples, mas pelo estilo com elementos mais técnicos. Não é algo irreal como uma Brain Drill, por exemplo, e isso é o que talvez tenha chamado mais a atenção desse conjunto: a Abysmal Dawn conseguiu um equilíbrio perfeito entre algo mais e menos trabalhado.
Nesse aspecto, notem o perfeccionismo da obra. É tudo muito bem executado, rico e empolgante. Charles Elliott canta de forma urrada, mas clara, alternando momento de vocais mais rasgados, sem exagero. Ele também faz bonito com sua guitarra, mandando riffs e mais riffs de qualidade, além de solos fenomenais.
Quanto às músicas, “Rapture Renowned” tem uma virada de bateria introdutória muito boa, e a sua levada brutal a torna a melhor do play. Mas eles também mostram que não precisam ficar na velocidade máxima para provarem que são bons (e nem precisariam). É só dar uma sacada em “Perpetual Dormancy”, lenta, melancólica e pesada. Excelente. Ainda nesse exemplo, é necessário mencionar a obra de arte “The Sleeper Awakens”, uma aula de música e bom gosto.
Produção muito boa das músicas também engrandece o trabalho da banda, que mostra que foi minuciosa em todos os detalhes da gravação. E a capa também é muito bem elaborada, lindíssima. Daria para emoldurar e pendurar na parede.
Por essas e outras razões é que o death metal está sempre ganhando forças. O grupo não é uma revelação, mas é um representante de muito orgulho do underground. Precisa apenas do espaço que lhe cabe nesse latifúndio, que, no caso, uma área continental.

NOTA 9,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário