quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Valhalla – Petrean Self

Valhalla – Petrean Self
Hellion Records – 2002 – Brasil

Há quase uma década o Brasil testemunhou um dos grande lançamentos de sua cena underground. E foi de Brasília que veio o petardo thrash/death metal “Petrean Self”, da banda feminina Valhalla.
As garotas já estão na ativa desde 1989, mas até então, nunca haviam tido de fato uma chance de mostrar toda a sua competência para o mundo. Pois foi com esse álbum, um marco na história do metal brazuca, que tiveram o reconhecimento há tempos merecido.
O nível técnico das músicas assusta. O CD possui uma incrível qualidade e criatividade. As meninas (bom, nessa gravação, foi um homem que tocou bateria) são brutais, e fazem miséria com seus respectivos instrumentos. É death metal sem frescura, mas muito bem executado. Sim, as garotas despejam uma avalanche de bons riffs, e juntamente com a bateria, alcançam uma sonoridade fabulosa, praticamente perfeita.
E são os riffs maravilhosos de “Between Dimensions” que impressionam. “Renunciation” também é grandiosa, cheia de peso e alguma melodia. A sexta música – “Battle by Truth” – também é um show de técnica e precisão. Que brutalidade! E a última faixa – “In the Darkness of Limb” – é na verdade uma regravação da música que dava título ao disco lançado em 1994. Mas querem saber? A versão original é melhor, tem mais pegada! Ainda sim, meus amigos, é tudo de altíssimo nível.
A capa é linda, assim como o logotipo da banda e o restante do encarte, e a gravação é um tanto crua, mas muito boa!
Em 2009, as garotas soltaram o MCD “Innerstorm”, e depois, deram uma sumida. Que não demorem para lançar outra obra-prima, pois são grandes trabalhos como “Petrean Self” que dão argumento a nós, brasileiros, de que o death metal daqui é um dos melhores do planeta. Alguém discorda?

NOTA 9,2

Nenhum comentário:

Postar um comentário