segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Tenebrosus – Lost and Forgotten

Tenebrosus – Lost and Forgotten
Metal Mind Productions – 2004 – Polônia

Mais uma prova de que a cena polonesa não fica só no Vader e Behemoth. Na realidade, a Tenebrosus investe no mais violento black metal, mas não tem o reconhecimento merecido, já que poderia figurar entre as maiores bandas do mundo no estilo, e não só do seu país de origem.
As músicas são muito bem gravadas, mostrando aquele black metal seco, sem elementos atmosféricos, vocais limpos ou coisas do tipo. Ufa! Referências? Pense num Dark Funeral da época do “Vobiscum Satanas”, acrescente a violência do Marduk do “Panzer Division Marduk”, e está pronta a fórmula dessa surpreendente banda.
É petardo atrás de petardo, e os riffs são bem trabalhados, melódicos à la Mayhem do “De Misteriis Dom Sathanas”. Enfim, a Tenebrosus fez uma ótima salada, pegando o melhor de cada uma dessas bandas e desceu a porrada em “Lost and Forgotten”.
São sete torpedos em que destacar algum é mera ilusão. Sério mesmo, a metralhadora aqui é absurda em todas as faixas, e os bons vocais, que embora não apresentem nada de surpreendente, completam esse time de moedores do black metal. Agora o mais chocante: as músicas são relativamente longas... como conseguem isso? Seria ajuda do tinhoso?
Dentro disso, merece registro aqui o baterista Hades, que não descansa nenhum segundo, e o mais impressionante: os bumbos duplos do cara são incrivelmente velozes e permanecem triturando as peles do instrumento por boa parte do CD. Aliás, é tão assustador que em determinados momentos parece bateria programada. Não tem nada fora do lugar, putz!
Muitos podem dizer que é apenas mais uma banda de black metal. Bem, concordo plenamente, só que eles conseguem se sobressair a inúmeras outras do estilo, e com muita honestidade, especialmente pela rapidez com que os instrumentistas executam cada composição.

Infelizmente esse é o último registro da banda, embora ela aparentemente permaneça na ativa. Um fato estranho, dada a enorme qualidade que o disco possui, e com membros tão competentes. Mas enfim, o disco é recomendado para pessoas preparadas para o mais brutal black metal que existe. Ah, e se ainda acham pouco essa avalanche, a dica é procurarem o álbum anterior – “The Fall of the Worthless Morals” – tão intenso quanto “Lost and Forgotten”. The truest!
NOTA 9,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário