quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Soilent Green - Inevitable Collapse in the Presence of Conviction

Soilent Green - Inevitable Collapse in the Presence of Conviction
Metal Blade Records – 2008 – Estados Unidos

Essa banda, que começou a carreira fazendo simplesmente um grindcore ríspido e direto, conquistou uma legião de admiradores desde cedo. Os anos se passaram, outros álbuns vieram, e a mudança de estilo tornou-se cada vez mais latente.
Hoje, o grupo incorporou muitas misturas – todas elas extremas, diga-se de passagem – e hoje faz um som porrada, porém difícil de definir. Os experimentalismos parecem ter funcionado muito bem no som do grupo.
Os caras ainda tem aquela pegada do grind porradão, mas aliado a isso, tem thrash, hardcore e até umas levadas quase rock ‘n’ roll, entre outros gêneros! Hoje, o conjunto é cultuado por uma quantidade de fãs espantosa, algo raro considerando uma mudança de direcionamento musical considerável como a deles.
“Inevitable Collapse in the Presence of Conviction” mostra tudo isso de maneira soberba. Muita qualidade, criatividade, vontade e técnica. Pois é, os caras hoje fazem um som muito bem elaborado, com estruturas por vezes complexas, mas nunca abandonam o peso das guitarras.
No meio de tanta modernidade, e por que não, originalidade, surgem algumas faixas que ainda remetem aos tempos mais crus da Soilent Green. É o caso de “In the Same Breath”, intensa e quase toda veloz.
“Rock Paper Scissors” começa com um pique hardcore delicioso, para bater cabeça sem dó do pescoço. Pouco depois, ela se desenvolve em algo mais trabalhado e lento, para depois se transformar num som violentíssimo e novamente em algo mais cadenciado. Percebem a dificuldade em descrever essa música? Pois então, pensem que esse tipo de coisa acontece por praticamente todo o álbum.
Aliás, mudanças de ritmo é o que mais se encontra no disco.  Portanto, estejam preparados. Além disso, o voclista Louis-Benjamin Falgoust faz um ótimo trabalho, alternando vozes mais guturais e outras simplesmente mais berradas.
Com tudo isso, a melhor mesmo é “Superstition Aimed at One's Skull”, que parece unir tudo o que foi dito da maneira mais poderosa. Composição foda!
É importante ressaltar que toda essa potência de criação se dá sem a necessidade de outros elementos instrumentais que fogem um pouco do tradicional, como teclados, metais, coros e vocais limpos, o que destaca a banda no cenário underground mundial.
Para quem busca originalidade e punch dentro da sonoridade extrema, “Inevitable Collapse in the Presence of Conviction” é a opção perfeita. Com linda capa e boa produção, o CD vai te fazer querer repeti-lo para entender a complexidade da Soilent Green. Abaixo, o clipe de “Antioxidant”.

NOTA 9,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário