sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Pulmonary Fibrosis - Interstitial Lung Diseases

Pulmonary Fibrosis - Interstitial Lung Diseases
Cataleptic Remains Production – 2011 – França

Meus amigos, tentem imaginar o goregrind em seu estado mais bruto e primitivo, com um som bem sujo, guitarras com afinação muito baixa, um vocal “enlatado” com efeitos que lembram o ato de vomitar, baixo ultradistorcido e bateria a milhão.
Esse pode ser o resumo do som da Pulmonary Fibrosis, uma digna (e põe digna nisso) representante da cena underground francesa. O material de “Interstitial Lung Diseases” é muito porrada e deliciosamente doentio, trazendo 19 desgraças para nós, felizes fãs de bom barulho.
É preciso prevenir que a banda não faz aquele estilo old school como uma Impetigo, por exemplo. Não. A banda toca um som bem tradicional, mas atual, e mais extremo, numa linha meio Neuro-Visceral Exhumation.
Isso aqui é para arregaçar ouvidos, especialmente os não preparados para tanta brutalidade. É pesado, visceral e impossível de ser ignorado. Destaques? Na-na-ni-na-não! Todas aqui são legítimos esporros com igual poder de obliteração, coisa mais feiamente linda!
Como dito no começo, a produção é bem suja, típica mesmo do gênero. E é aí que o bom senso deve falar mais alto: ainda bem que a coisa toda saiu assim, porque essa sujeira ajuda o álbum a ficar mais putridamente belo. E podem se acalmar, se pensam que isso é noise. NÃO É! Todos os instrumentos são audíveis, e as músicas apresentam boas estruturas.
Isso é interessante, porque com a facilidade de se gravar algo bonitinho e limpo hoje em dia, o grupo permaneceu fiel ao estilo e caprichou na crueza do CD. Demais!
Para uma banda nascida em 1999, os franceses têm uma discografia de respeito. Esse disco aqui vem coroar a trajetória da banda em grande estilo. Apesar de pouco conhecida no Brasil, a Pulmonary Fibrosis figura entre as maiores representantes mundiais do goregrind. E ao analisar a destruição de “Interstitial Lung Diseases”, é certo que ninguém tira essa posição deles. Bandeira da nojeira erguida (com a base do mastro empalada em algum corpo inerte)!

NOTA 8,8

Putz, apenas uma curiosidade pessoal: a banda passará novamente pelo Brasil (veja datas em http://www.myspace.com/pulmonaryfibrosis/shows), e no dia 7 de outubro, tocará em Bauru/SP. Detalhe: minha banda Prey of Chaos (www.myspace.com/preyofchaos) vai abrir o show! YEAH!!! No meu caso, será a segunda vez, já que em 2009, quando eu estava outra banda, a Mediantes Immundes, também tocamos com a banda em Bauru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário