terça-feira, 20 de setembro de 2011

No Sense – Obey

No Sense – Obey
Violent Records – 2011 – Brasil

Uma das mais antigas bandas de grindcore brasileiras está de volta, e em grande estilo. Quase duas décadas depois do primeiro full-length, o pessoal traz o desgraçado “Obey”, sujo e veloz, como manda o exigente figurino do estilo.
O negócio aqui, cuja duração mal passa dos 15 minutos, é realmente um trabalho típico do gênero, mas bem feito, coisa de quem já é veterano no underground.
As músicas não trazem nenhuma novidade, e nem precisa, já que a proposta da banda é ser a mais infernal possível. Para quem não sabe, nessa gravação, a banda conta, além de Paulo (bateria), Morto (guitarra) e Angelo (baixo), com os vocais poderosos de Marly, uma mulher que consegue fazer Angela Gossow (Arch Enemy) ficar sem graça diante de seus berreiros.
“Obey” possui apenas sete sons novos, violentos o suficiente para derrubar paredes. Depois da agressão sonora, vejam vocês, mais agressão sonora!!! É que o CD traz como bônus o EP “Out of Reality” (com uma bela capa, aliás), de 1991. Fantástica a ideia do resgate. Interessante também comparar as músicas, separadas por 20 anos. É evidente que a qualidade da gravação é inferior, mas mesmo assim, o trabalho não deixa de ser empolgante.
Comparando os dois trabalhos, é legal notar que o estilo pouco mudou, exceto pelo vocal de Marly, que está mais brutal e rebelde em “Obey”. Ainda sim, o ódio transmitido por suas cordas vocais permaneceu intacto.
Curiosidade: a foto da parte de trás da caixinha traz a banda posada da mesma forma que o fizeram para o EP, sentados em uma escada e com um detalhe importante: com a mesma formação! Muito jóia!
Quem quer saber de onde se originaram tantas bandas grind tupiniquins deve adquirir o disco com urgência. Isso aqui, meus amigos, é história da música extrema nacional. O que estão fazendo, que ainda não arrumaram suas cópias do disco? E por favor, senhores da No Sense, nunca mais pensem em parar com as atividades novamente, combinado?

NOTA 8,0

2 comentários:

  1. EXCELENTE COMENTÁRIO! NO SENSE É PARTE IMPORTANTE DA VERDADEIRA HISTÓRIA DE NOSSO UNDERGROUND.

    ResponderExcluir