quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Leng Tch’e – The Process of Elimination

Leng Tch’e – The Process of Elimination
Relapse Records – 2005 – Bélgica

Grande trabalho dessa banda, oriunda de um país que aparentemente não tem tradição na música extrema. E daí a surpresa ser maior, tamanho o nível de agressividade das composições.
A Leng Tch’e faz uma ótima mistura de estilos musicais bem violentos: temos lá thrash, hardcore, crust e death metal basicamente, o que deu ao trabalho não exatamente originalidade, mas um destaque em relação a bandas underground em geral.
E é interessante que essa salada de gêneros parece ter selecionado somente seus lados mais agressivos. Com essa diversidade, as músicas ganharam mais vigor e riqueza no que se refere às suas estruturas. Não existem partes melódicas, e os trechos menos velozes ainda sim são insanos.
Nessa parede sonora de brutalidade, não há lá uma que de fato se destaque, mas entre as 24 porradas, vale citar as excelentes “Patriotic Pleasure” e “Ingest/Dissent”, que empolgam até quem não curte coisas são ruidosas. “The Plastic Motive” também é fantástica, com um trecho muito legal em que o vocal apresenta “melodia” quando grita do mais gutural ao mais rasgado, mostrando que, com criatividade, é possível sair do lugar comum até para estilos tão diretos como esses que a banda executa, principalmente no vocal supostamente limitado.
A gravação deixou os instrumentos bem metalizados, diferentes, sujos, mas não ruins. Pode ser isso inclusive que tenha dado mais peso ao disco.
A Leng Tch’e na certa irá agradar fãs de música barulhenta de qualidade. O grupo conseguiu reunir vários bons estilos musicais e usá-los com maestria como poucos. Aí embaixo, o divertidíssimo clipe de “Derisive Conscience”, mostrando mais uma vez a face criativa da banda.

NOTA 8,8

Um comentário: