quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Dimmu Borgir – Abrahadabra

Dimmu Borgir – Abrahadabra
Laser Company – 2010 – Noruega

A Dimmu Borgir há tempos deixou de fazer black metal... ou somente black metal. Aliás, eles mesmos já afirmaram que não estão limitados ao estilo. Os noruegueses o transcenderam e hoje, verdade seja dita, estão mais para um heavy meio atmosférico (!) em que o teclado parece ser o instrumento mais importante do trabalho. É o que se pode constar nesse disco, lançado no Brasil em 2010 pela Laser Company (http://www.lasercompanymusicstore.com.br/).
E toda essa modernidade trouxe mais um estilo de vocal, que já era dominado pelos rasgados e melódicos: agora, as vozes têm efeitos eletrônicos em determinados momentos, o que, convenhamos, ficou meio bizarro.
E quem acompanha o conjunto (já acompanhei, mas desisti no caminho) percebe o quanto o grupo foi modificando seu som durante os anos. Assim sendo, a ideia aqui é se desligar de qualquer outro trabalho da Dimmu e analisar “Abahadabra” como um álbum isolado (tudo bem, para mim, é mais fácil me desvencilhar, já que, como falei aí em cima, estava por fora dos últimos trabalhos da banda). Do contrário, posso afirmar que “Abrahadabra” é um disco difícil de ser digerido.
Dessa maneira, o que temos aqui é um trabalho preciso, rico, belo e profundo, movido pelos já citados teclados e pelas levadas cadenciadas na maior parte do play. As guitarras não têm aquele peso absurdo, mas apresentam bons riffs nas composições. Só os vocais, hora rasgados, hora melódicos, hora com efeitos, e por vezes misturado aos coros, parecem ter perdido um pouco a direção em “Abrahadabra”.
Vale destacar também que quem tocou bateria no álbum foi o ex-Vader Daray, que realizou um trabalho bastante técnico, como manda o figurino. Não é para menos: o rapagão é uma máquina programada para matar.
Mesmo assim, chamam a atenção as faixas “Born Treacherous”, que ainda possui toques black; “Gateways” com seus bumbos duplos marteladores e uma melodia hipnótica; “Ritualist” com sua velocidade e refrão pegajoso; e a melhor e mais direta (mas nem tanto) – “A Jewel Traced Through Coal”, no auge da agressividade do disco.
O encarte mantém a beleza e a alta qualidade de sempre, duas características da Dimmu Borgir que milagrosamente ficaram intactas, ainda bem. O papel luxuoso reforça esse elogio.
Além das 10 faixas que compõem o CD, a versão nacional traz o clipe de “Gateways”, que pode ser visto aí abaixo.
E não tem jeito. A Dimmu Borgir é uma banda que, à sua maneira, se expande a cada álbum. Cada vez mais ecléticos e criativos, a banda causa sempre uma surpresa em seus lançamentos. Diante disso, as reações dos fãs ficam extremamente divididas, mas no final, quem realmente curte a banda, “aceita” as novidades do conjunto.
NOTA 7,5

4 comentários:

  1. escuto Dimmu Borgir a pouco tempo, e tudo por causa deste novo álbum. Simplesmente perfeito. Depois deste, eu acabei comprando o Misantrophy e o Sorte Diaboli.

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  2. Esse álbum é um dos melhores para mim eles não devem se limitar ao black metal tradicional e sim mesclar a criatividade se não eles não estariam onde estão hoje

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  3. Esse álbum é um dos melhores para mim eles não devem se limitar ao black metal tradicional e sim mesclar a criatividade se não eles não estariam onde estão hoje

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  4. Já foram bem melhores como nos albuns FOR ALL TID e ENTHRONE DRAKNESS TRIUMPHANT.

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