terça-feira, 27 de setembro de 2011

Brutal Morticínio – Despertar dos Chacais... O Outono dos Povos

Brutal Morticínio – Despertar dos Chacais... O Outono dos Povos
Independente – 2008 – Brasil

E vindos do Rio Grande do Sul (novidade...), a Brutal Morticínio apresenta um death metal old school (novidade II...), podrão, porradaça (novidade III...) e cantado em português (aí sim, novidade mesmo!). Trata-se do primeiro full-length dos gaúchos, que já chegam de sola no cenário extremo nacional.
Pois é, os caras mostraram atitude e lançaram “Despertar dos Chacais... O Outono dos Povos” na raça, uma atitude louvada e audaciosa em se tratando de mercado nacional.
A verdade é que o som dos caras apresenta aqui e ali algumas pitadas black, como riffs melódicos, além do vocal que remete um pouco ao estilo e até algumas levadas de bateria que lembram o lado mais cru do metal do capeta.
Após a bela introdução, “A Escuridão Me Conforta” entra na desgraceira sem dó. A bateria não chega de fato a ser um blast beat, mas ainda sim é veloz. “Banho de Sangue”, assim como “A Eterna Marcha da Devastação”, é mais trabalhada e tem um lado obscuro em sua execução.
“Estúpido e Podre Homem Branco Cristão” é a que apresenta seu maior lado black metal, como exposto no outro parágrafo. Uma música muito bonita e profunda. Depois vem a densa instrumental “Embarcações da Morte”, toda tocada no órgão e provocando arrepios. Muito foda!
A sexta faixa é “E a Morte Triunfa...” tem uma levada mais cadenciada, comandada pelos bumbos duplos que praticamente não descansam em toda a composição. As metralhadoras no inicio de “Batalhão de Extermínio” anunciam uma composição violenta e inspirada, movida a riffs e ritmos velozes. É o destaque do disco.
E quase na mesma amosfera de “Embarcações da Morte”, o disco é encerrado com “A Longa Noite dos Corvos (Civilização Cristã)”, também bela e tensa. Você parece sentir a energia negativa da música.
A Brutal Morticínio não tem nada de novo em seu som, mas no que se propõe, dá conta do recado. Apenas a gravação do material, que é apenas mediana, prejudica um pouco o trabalho. Entretanto, não é algo que tire o brilho da banda. Eles já mostraram a que vieram, e se continuarem assim, em breve estarão entre as grandes do Brasil.
Para a nossa sorte, o pessoal forneceu link para download gratuito de “Despertar dos Chacais... O Outono dos Povos”. Bom deleite!

NOTA 7,8

Nenhum comentário:

Postar um comentário