terça-feira, 2 de agosto de 2011

Necrobiotic – Alive and Rotting

Necrobiotic – Alive and Rotting
Songs for Satan – 2011 – Brasil

Banda mineira fundada em 1994, lançou uma demo em 1997 e encerrou suas atividades no ano seguinte. Entretanto, voltaram à ativa em 2009 e gravaram esse material aqui, o primeiro full-length, em 2010.
Antes mesmo de colocar o CD para rolar, já se percebe o cuidado que o grupo teve na apresentação do disco. É um lindo e cuidado trabalho gráfico, realmente de dar orgulho, com cores que combinam muito bem entre si, e detalhes que enriquecem a montagem da (doentia) capa e encarte. Ótimas impressões iniciais.
Assim que dei o play, o primeiro pensamento que me veio à mente foi “Carcass”. Tudo devido ao timbre de guitarras, que remete muito à banda de Jeff Walker e cia, da época do “Symphony of Sickness”. Mas as coincidências param por aí.
A Necrobiotic aposta em um death/splatter cru, ríspido e direto, menos criativo do que a lenda inglesa do death/grind/splatter mundial. Um som para quem gosta mesmo daquela sujeira tradicional dos gêneros e nada mais.
A melhor do CD é “Viruses of Your Sickness”, bastante intensa e brutal. Mas outros sons também têm lá seus méritos, como “Never Will” e a boa “Sweet Slow Death”.
Uma coisa bacana das músicas são os solos que, embora um tanto primitivos, surgem de maneira surpreendente e dão mais vida às composições. O restante do instrumental é básico, com vocais dobrados que também empolgam o ouvinte.
As letras abordam temas de praxe como mutilações, loucuras, estupro, doenças, epidemias, fim da humanidade e também encontram espaço para deixar seu protesto contra religiões.
O momento delicado fica por conta da qualidade da gravação, crua e sem peso. O disco ficou meio sem punch. Mas se o ouvinte relevar esse fato, estará diante de um trabalho típico do death/splatter, sem ousadias ou momentos de complexidade nas composições.
É essa a sua praia? Então, corra para arrumar o seu “Alive and Rotting”, que pode ser encontrado na Mutilation, na Rotten Foetus e na Cogumelo, para citar algumas. Uma banda que merece ser conferida.

NOTA 7,7

Um comentário: