domingo, 21 de agosto de 2011

Incinerador – Enterrado Vivo

Incinerador – Enterrado Vivo
Lux Ferre Prod & Distro – 2011 – Brasil

É lá do Norte, de Porto Velho, Rondônia mais especificamente, que vem essa grandiosa revelação do death metal. Como é bom saber que a música extrema DE QUALIDADE vem brotando em todas as regiões do país! E já aviso que esse material aqui, lançado como promo CD, já mereceria ser de fato um full-length.
São 10 músicas em 34 minutos - sendo uma introdução e uma faixa bônus - de um som brutal e extremamente competente. É evidente que o trio bebeu das melhores fontes, como Cannibal Corpse, Morbid Angel, Incantation e até do brasileiro Subtera, e trouxe à vida um excelente registro.
Mas antes de me aprofundar nisso, vale o destaque do material que envolve o CD. Ele não veio em caixinha, mas em um envelope de papel luxuoso, mostrando que é possível ser profissional mesmo sem muita grana. Dentro vem uma folha com as letras, ficha técnica e contatos da Incinerador.
E falando em letras, outra banda ousada que as escreve em nossa língua. Isso sempre me causa estranheza, mas de modo algum é ruim. Pelo contrário, é uma ousadia, como escrevi antes. Além disso, para quem não é de acompanhar no encarte o que o vocalista está cantando, não fará muita diferença, pois o gutural formidável de Domingos Prestes, também guitarrista, é quase ininteligível. Uma maravilha! Mas só para registro, a Incinerador fala de dor e podridão da raça humana.
Apesar de tocarem um death tradicional, eles conseguem ser criativos em composições não muito curtas, algo admirável para uma banda desse estilo. Tanto é que no meio de tanta violência, inserem um pouco, repito, UM POQUINHO de melodia, que se encaixa muito bem nas músicas.
E o poder das canções é tanto, que fica mais fácil dizer quais são as MENOS potentes do disco – a própria introdução e “Outro”, uma instrumental acústica à lá Morbid Angel em “In Remembrance” (álbum “Blessed are the Sick”), mas que ainda sim são boas.
A gravação um tanto abafada peca um pouco, além de a bateria estar mais alta do que o restante do instrumental, mas acalmem-se, que é pouca coisa. Isso não chega de fato a prejudicar “Enterrado Vivo”, garanto!
                O trabalho merece muita consideração no cenário nacional pela grande capacidade de se sobressair em relação a outras bandas death tradicionais.

NOTA 8,7

3 comentários:

  1. Eu já conhecia o Incinerador ... banda boa pra caralho.

    ResponderExcluir
  2. Fudida a resenha velho!!
    Do caralho!

    Aqui é o Domingos, vocal/guitarrista da banda Incinerador.

    Abraço \,,/,

    ResponderExcluir
  3. Eu é que agradeço, Domingos! Espero que tenha curtido a entrevista também! Abração, econtinuo esperando o promo cd de vocês! O que eu peguei foi emprestado do cara do Novo Metal! eheheheh
    Abração, valeu!

    ResponderExcluir