terça-feira, 16 de agosto de 2011

Hecatomb – Empire of no Emperor

Hecatomb – Empire of no Emperor
CWB Noisecore Records – 1999 – Brasil

Essa aqui produziu somente uma demo e esse álbum aqui, suficiente para marcar a história do death metal brasileiro. A paranaense Hecatomb exibiu suas melhores qualidades em “Empire of no Emperor” e sumiu do mapa, uma pena. Bom, antes um disco do que nenhum, certo?
Um diferencial desses caras é que eles já ousavam fazer um brutal death com certa técnica, e quem sabe, podem ter sido um dos pioneiros nesse estilo (será?). Mas vejam bem, são apenas alguns elementos do technical death, que aliás, foram usados na medida correta. É um verdadeiro capricho!
Após a rápida introdução, abre-se espaço para o massacre de “The Church and The Empire”, cujas mudanças constante de ritmos caracterizam não somente a canção, mas o disco todo. Só que isso não implica em fazer coisas suaves não, pelo contrário: cada som é muito agressivo e profundo, feito com muita honestidade... e ira!
Seria muito pretensioso de minha parte afirmar que os solos inspiraram os da Nile, mas que eles lembram os da banda americana, ah, lembram. Aliás, até um ou outro som meio diferente entre uma música e outra também remetem à banda de Karls Sanders e Cia., naquelas viagens egípcias.
As melhores músicas? A citada “The Church and The Empire”, a faixa-título, “Persecution and Siege”, “They Are Among Us” e “The Saga”. Putz, os integrantes estavam inspirados quando gravaram esse álbum.
A bateria tem uma característica que remete diretamente a um dos maiores expoentes brasileiros do goregrind, a Flesh Grinder. Isso não é para menos, já que quem toca é Johnny, que fez parte da banda. É interessante reconhecer o estilo único do músico quando toca.
A capa do trabalho é linda e misteriosa, cheia de cores e detalhes. Já a montagem fotos na contracapa do encarte é... vamos dizer... comprometedora... quem tem o CD sabe do que estou falando.
Mas enfim, falando da sonoridade, o material tem uma produção apenas razoável, bem sujona, mas perfeitamente audível. Eles conseguem fazer com que a qualidade das composições esteja acima desse defeito, e portanto, o saldo é bastante positivo.
A Hecatomb deixou seu legado para quem gosta de algo bem executado. Logo, isso aqui é uma preciosidade que deve ser conferida, não tenha dúvidas.

NOTA 8,8

Um comentário:

  1. Tenho esse álbum, mt bom! Acho uma leve pegada do velho Deicide, uma pena não terem lançado mais nada.

    ResponderExcluir