terça-feira, 9 de agosto de 2011

Exodus – Fabulous Disaster

Exodus – Fabulous Disaster
Shinigami Records (relançamento) – 1989 – Estados Unidos

Uma frase já definiria a qualidade do material: thrash metal anos 80 vindo da Bay Area. Pronto, isso dá a noção exata do poder da Exodus, nesse relançamento da Shinigami Records (www.shinigamirecords.com.br). Aliás, ótimo o fato do selo não se ater a lançamentos, mas também a bons relançamentos, como é o caso aqui.
Podem dizer que o  “Bounded by Blood” é excepcional, mas “Fabulous Disaster” também é dos bons, putz!
É claro que umas músicas se sobressaem às outras, como as duas primeiras – “The Last Act of Defiance” e a faixa-título – ambas com aquela pegada deliciosamente veloz que as bandas daquela época faziam. Dá para imaginar uma roda gigantesca se abrindo no show dos caras. Os riffs e solos, claro, elaborados e criativos. Mas esta última observação serve para o disco como um todo.
Já de “The Toxic Waltz” a “Verbal Razors”, o negócio é mais cadenciado, feito para bater cabeça. É verdade que o pique do CD cai um pouco, mas volta ao sobrenatural com “Open Season”, uma porrada certeira e necessária a essa altura.
Mesmo com umas coisas atípicas como um cowbell - tudo bem, faz parte do cover de “Low Rider”, da War - ou uma gaita de “Cajun Hell”, o grupo soube fazer um bom trabalho e utilizar esses instrumentos com cautela, aprnas como introdução das composições.
As músicas bônus presentes no CD – cinco ao todo, sendo uma cover da AC/DC e quatro ao vivo, todas pertencentes ao álbum aqui em questão – também não deixam a desejar. Pelo contrário, acrescentam ainda mais peso ao trabalho. Aliás, a versão de “Overdose”, do AC/DC,  merece destaque por ter mantido a veia rock ‘n’ roll da música original. Muito bom!
Quanto à gravação, está muito boa, ainda mais contando que o disco foi gravado há mais de duas décadas. Ah, e o encarte - matei saudades novamente – tem aquele formato que, ao abrir, torna-se um pôster! Demais!
Para quem quer um thrash metal da era clássica, “Fabulous Disaster” é um prato cheio, para ser repetido várias vezes, sem nunca ficar satisfeito e desejar mais e mais. Tá aí embaixo o clipe da citada “The Toxic Waltz”. A festa é sua!

NOTA 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário