domingo, 10 de julho de 2011

Fleshgod Apocalypse – Oracle

Fleshgod Apocalypse – Oracle
Candlelight Records/Willowtip Records – 2009 - Itália

Às vésperas do lançamento de “Agony”, a próxima violência do Fleshgod Apocalypse, apresento o full-length anterior -“Oracles” - um álbum insano que não deixa pedregulho sobre pedregulho.
E mama mia, quanta ignorância! Não bastasse o também italiano Hour of Penance poluir os tímpanos dos headbangers, agora vem o Fleshgod Apocalypse com seu brutalíssimo death metal técnico para assombrar o underground mundial! Comparando uma à outra, a conclusão é que alta qualidade perfaz o caminho de ambas.
A produção é magnífica, o instrumental é fantástico e o vocalista é amedrontador. Resultado? Um trabalho praticamente perfeito. É o tipo de coisa que faz você perceber o quanto algumas pessoas nasceram pro negócio. Detalhe: a banda já está nesse patamar com apenas quatro anos de vida.
Os solos são poucos, mas eficientes. Há uma dose de melodia espalhada pelo disco, e até trechos que remetem à música clássica. Um contraste quase absurdo que parece servir como descanso em meio à pauleira. Só que aí vem o agravante: não é que ficou interessante o modo como esses elementos foram inseridos?
Mas são mesmo os riffs velozes e a bateria avassaladora que mais se destacam em “Oracle”. O jeito como são executados evidencia o quão técnico e ilimitado o death metal pode ser. Partes de guitarra mais quebradas, e as citadas melodias, sem nunca deixarem de ser pesadas, enriquecem o CD.
Entre as faixas ultrabrutais, “Requiem in SI Minore” apresenta um lado mais sombrio e denso do conjunto, com uma levada que começa lenta, mas volta ao “normal” com a britadeira característica. Coisa mais linda! E ela já emenda em outra agressividade chamada “At the Guillotine”, sem deixar tempo para recuperar o fôlego.
Aliás, não há como deixar de lado outras maravilhas como “In Honour of Reason”, “Post-Enlightenment Executor”, “Embodied Deception” (que preciosidade!) e “Retrieving My Carcass”, todas simplesmente impiedosas.
Anunciando o final dos tempos, a Fleshgod Apocalypse vai passar sem deixar sobreviventes. Um som exterminador e indispensável.

NOTA 9,5

2 comentários:

  1. Puta album,esse ano tem material novo deles ainda \o

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, Paulo! Pelo que pesquisei, mês que vem já teremos o novo petardo! Tá chegando, tá chegando! Abração, cara!

    ResponderExcluir