quarta-feira, 15 de junho de 2011

LIVRO - A Casa Infernal

A Casa Infernal (Infernal House) - Richard Matheson
Novo Século – 2009 – Estados Unidos

Quatro pessoas se dirigem à chamada Casa Infernal para tentar descobrir seus mais macabros segredos, contratados por um senhor que deseja a qualquer custo saber se existe vida após a morte. São eles: Leonel Barrett (cientista), Judith Barrett (sua esposa), Florence Tanner (médium), e Benjamim Fischer (também médium), sobrevivente do local. Ele fez parte de uma de duas outras expedições com o mesmo propósito, mas sem sucesso. A propriedade é do falecido Emeric Belasco, um homem que, durante a vida, foi sinônimo de violência e perversão. O imóvel, por sua vez, tornou-se mal assombrado, levando desespero e morte aos que lá estiveram.
É um bom livro, curto e com fontes grandes até. Para o mais preguiçoso, a leitura leva cerca de uma semana. Para devoradores, uns dois dias. 254 páginas de terror. E vale destacar a belíssima capa com a ilustração da mansão em questão, incrivelmente assustadora. Durante a leitura, você se convence de que a descrição do local é realmente o desenho da capa. Medo!
Bom, o que vale aqui é falar de algumas passagens perturbadoramente marcantes ao longo da história. Pouco depois do início do livro, quando os quatro já estão na Casa Infernal, a descrição feita por Fischer, contando sobre a vida e personalidade do dono da mansão, é impressionante e até causa mal estar. O que ocorria na casa era realmente de se assustar.
Outra sequência que dá calafrios ocorre quando o casal Barrett vai à sauna do casarão, e após um desentendimento entre os dois, Judith sai e Lionel fica preso no local. O modo como é descrita a cena que sucede a discussão arregala os olhos de qualquer leitor. Tenso!
Mais uma parte horripilante é a sequência em que Florence se vê na cama com um suposto fantasma do filho do dono da mansão. A narração é escabrosa. Na mente humana, imaginar aquela cena é no mínimo aterrorizante.
Finalizando, outra passagem mórbida: Florence luta contra sua possessão, e corre pela casa vendo figuras chocantes. Sexo e sadismo em altas doses. Não vou me estender para não entregar a boa história.
Uma coisa que surpreende é algo que acontece com o protagonista Barrett pouco antes do final do livro. É algo inesperado, que chega a deixar o leitor desnorteado. Mas o desfecho do romance... bom... não é lá tão legal não. Pareceu-me um tanto sem graça e frustrante. Uma pena não manter o nível do restante da narração. É aqui que o livro perde valiosos pontos.
Ainda sim, “A Casa Infernal” é um ótimo passatempo, que deve ser degustado preferencialmente sozinho e em silêncio. Após sua leitura, você entra no clima e começa a olhar para os lados, desconfiado com qualquer barulhinho que escute. Vale a pena.
E só para complementar o post, nada melhor do que recordar essa outra dica de leitura - “A Estrada da Noite” (ler resenha em http://somextremo.blogspot.com/2011/04/livro-estrada-da-noite.html). É mais focado no suspense e menos no terror, como é “A Casa Infernal”.

4 comentários:

  1. Resenhas de livros são novidades e muito interessantes pra mim! Boa pedida!

    ResponderExcluir
  2. Puxa, fico realmente contente pelo comentário! Leu a outra resenha, a do livro "A Estrada da Noite"?
    Bom, e o próximo provavelmente será "O Clube Mefisto", que estou começando a ler. Valeu mais uma vez, e agradeço a visita! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Tbm gotei

    Vou ler esse livro só por causa da indicação.

    Acho que vou baixar, acho que seria dificil de achar ele pra vender.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Juan, fico realmente contente com suas palavras! Valeu, cara! Sempre que eu acabar algum livro, vem pro blog!
    Olha, se tiver a oportunidade, leia também "A Estrada da Noite", beleza? Grande abraço, Juan!

    ResponderExcluir