domingo, 5 de junho de 2011

Escarnium – Rex Verminorum (EP)

Escarnium – Rex Verminorum (EP)

Hellthrasher Productions/Till You Fukkin Bleed Records – 2011 – Brasil

Eis aqui um EP de muito respeito no cenário underground nacional. O que me pergunto é: como ainda não tinha ouvido falar da Escarnium? Uma banda baiana que mostra com muita perseverança que nem só de samba e axé vive o estado. O melhor é que o conjunto executa um excelente brutal death metal num nível muito acima de inúmeras bandas nacionais e gringas do estilo. Coisa boa mesmo.

“Rex Verminorum” já é o terceiro registro da banda, cuja primeira demo – “Covered in Decadence” (2009) – está presente juntamente com as três músicas que compõe esse disco – detalhe – que ainda não foi lançado oficialmente. Sim, o blog Som Extremo teve acesso exclusivo ao material e aqui resenha o trabalho, que estará no mercado a partir de julho ou agosto. Bem, melhor falar tanto das faixas inéditas quanto das da demo, concordam?

Abrindo as portas lá de baixo, explode nos ouvidos “Dark Clouds Above Hell's Fire”, brutal e muito contagiante, para moer o pescoço mesmo. Um death metal tradicional, mas muito seguro, como é a proposta do grupo. Depois vem “Self Proclaimed Messiah”, com um começo lento, trabalhado e denso, mas claro, que termina em pura violência sonora. Os riffs são incríveis e pesadíssimos, e os bumbos simplesmente parecem metralhadoras. Fechando a primeira parte do EP, temos a faixa-título, que lembra algo do Decapitated do primeiro CD – “Winds of Creation”. Talvez sejam as boas quebras de ritmo e riffs meio mirabolantes. Empolgante, muito empolgante.

Aliás, as referências a outras bandas não param somente nos poloneses. O vocalista/guitarrista Victor Elian tem a voz fantástica e poderosa, que lembra bastante John McEntee, do Incantation. E diga-se de passagem, o timbre dos instrumentos em geral também remetem à banda americana, sendo no entanto que as distorções de guitarra têm a cara do Morbid Angel. Contudo não são cópia nem de uma nem de outra. A Escarnium tem sua própria identidade.

Além de Elian, merece destaque também o baterista Nestor Carrera, que toca à velocidade da luz com uma facilidade que impressiona. E ele não fica só na rapidez não, já que demonstra intimidade e muita criatividade com seu instrumento.

Prosseguindo na audição, a demo “Covered in Decadence”, que vem na sequência, apresenta mais death metal dos bons, tão maravilhosa quanto as músicas iniciais do álbum. As quatro faixas que a compõe esse trabalho mantêm a agressividade e eficiência da banda, sendo difícil destacar uma ou outra.

No geral, as composições da Escarnium vão direto ao ponto com muita competência. E a rifferama é um show. A gravação das músicas novas é boa, assim como as da demo, embora estas apresentem qualidade um pouco inferior, mas que com certeza não comprometem o material.

Dêem uma checada no belo Myspace do quarteto. Bastante profissional, e com dois vídeos de ensaio muito bacanas. Que venha logo o lançamento oficial do EP, que terá versão digipack! E para não deixar todo mundo passando vontade, podem fazer download da demo aí embaixo. Vale o registro: apesar de ainda não ser tão conhecida, a Escarnium figura tranquilamente entre as grandes bandas extremas do país. E com folga.

 

NOTA 8,5

Download: http://www.mediafire.com/?tuka1np4tuf9a2j

www.myspace.com/escarniumdm

Nenhum comentário:

Postar um comentário