sexta-feira, 3 de junho de 2011

Entrevista - Clawn


Às vésperas de lançar o segundo full-lenght, a Clawn, que chegou a encerrar suas atividades, mas retornou no ano passado, passa por ótima fase, fazendo diversos shows pelo interior de São Paulo. A banda é de Botucatu (SP), e tem em sua discografia inúmeras participações em coletâneas, além de demo tapes e o CD “Deathless Beauty of the Silence” (2006), um clássico do brutal death nacional.
Quem respondeu às perguntas foi o vocalista/guitarrista Fabio. Além dele, Rodolfo (vocal/baixo) e Pedro (bateria) completam o trio. Detalhe curioso: o baterista foi aluno de Melissa, antiga responsável pelas baquetas da Clawn.


E para complementar a leitura da entrevista, feita por e-mail, vejam a matéria feita em 2010 com o conjunto, quando tocaram em Araraquara (SP).





Som Extremo: Como estão os últimos preparativos para o novo álbum? O que pode adiantar sobre o trabalho?

Fabio: O álbum está finalizado, totalmente gravado, mixado e masterizado. Receberá o nome de “The Great Excuse to Domination”, composto por 12 músicas, totalizando 53 minutos de som.
                Atualmente a arte gráfica – encarte, contra capa, bem como sua capa – está em fase de elaboração, sendo esta a última etapa a ser concluída antes do envio do material para a fábrica.
Sua gravação aconteceu em Botucatu/SP, entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011, e a masterização ocorreu no mês de março, pelo produtor musical Tomaz Ribeiro, do Estúdio Área Livre, em Mogi Guaçu/SP.
O lançamento do trabalho está previsto para o segundo semestre deste ano, através da parceria entre os selos BLACK HOLE PRODUCTIONS, ROTTEN FOETUS, LAB 6 MUSIC e RAPTURE RECORDS.


Som Extremo: Sente-se pressionado por fãs e gravadora para esse lançamento?

Fabio: De forma alguma! Sempre tivemos a preocupação em fazer um som que, primeiramente nos agradasse como músicos e admiradores de música extrema. Estamos muito satisfeitos com o resultado final obtido!
Esse trabalho traz uma sonoridade mais forte e extrema comparada ao CD anterior. Acredito que esse álbum agradará quem nos acompanha no decorrer dos anos e abrirá espaços para novas conquistas. 


Som Extremo: Recentemente vocês apareceram em mais uma coletânea, a “Zombiegeddon”. Fale sobre ela por favor.

Fabio: A nossa participação aconteceu através de convite feito pelo próprio Sérgio, mente doentia à frente da Oh My Gore Prods, selo responsável pelo lançamento da coletânea. Ele acompanha nosso trabalho há anos. Cultivamos uma boa amizade pessoal e entre as bandas das quais ele faz parte.
                Esse material é importante para nós, pois participamos ao lado de várias bandas importantes do cenário, algumas, inclusive, amigas nossas. Participamos com a música “Blessed By Fake Light”, tema composto com a atual formação, após nosso retorno às atividades, tendo Pedro Corrêa nas baquetas.


Som Extremo: E falando em coletânea, vocês têm muito material lançado na carreira, sendo boa parte nessa mídia. A força de vontade da Clawn em querer sempre continuar é impressionante, mesmo com tantas dificuldades em se tocar metal extremo no Brasil. O que motiva vocês a seguirem em frente?

Fabio: Acredito que isso aconteça, principalmente, pelo fato de gostarmos muito de fazer música pesada e de levarmos a diante o estilo underground de ser, sem grandes preocupações; apenas pelo enorme prazer de tocar, para um público insano e receptivo. A banda é algo que nos completa, sendo uma extensão de nossas personalidades - algo fundamental para nós como pessoas.


Som Extremo: Vocês farão um vídeo de divulgação de música de “The Great Excuse to Domination”, correto? Adiante algo para o Som Extremo, tem jeito (risos)?

Fabio: Correto! A divulgação do álbum também contará com um vídeo para uma das músicas que o compõe. As imagens serão feitas neste mês de junho, por um grande amigo nosso, que também assinará sua produção, direção e edição. Acredito que você conheça bem esse cara, não é, Christiano? (risos).


Som Extremo: Fazendo parte da cena death metal brasileira há algum tempo, como analisam a evolução do estilo no país, especialmente após o sucesso do Krisiun, que destacou ainda mais esse lado musical do Brasil no mundo?

Fabio: As bandas nacionais estão com um nível cada vez mais elevado de produção; apresentam trabalhos bem tocados, bem gravados e, muitas vezes, coseguem lançamento internacional. O Brasil está na rota de shows das grandes bandas de Metal Extremo do mundo! Isso é uma realidade!
                Acredito que esse crescimento e essa qualidade façam com que a atenção da cena mundial dirija-se cada vez mais para o Brasil, abrindo muitas portas! Já é habitual ver bandas brasileiras em tours européias e sul-americanas, o que, em minha opinião, é de enorme valor para todo o cenário nacional.
               

Som Extremo: Quais os outros planos da Clawn, além é claro do lançamento do novo disco?

Fabio: A gente costuma trabalhar em etapas e ver as formas de alcançar os objetivos estabelecidos em determinado período. Por agora, direcionamos nossas forças em fechar parcerias para o lançamento do CD, de forma que ele consiga a melhor divulgação possível. Tours, lançamentos internacionais deste e de outros trabalhos, em diferentes formatos, estão em nossos planos.   


Som Extremo: O blog Som Extremo agradece muito a entrevista. Algum recado final?

Fabio: Agradeço muito você, Christiano, por conduzir a entrevista e nos ceder esse importante espaço em seu blog. Agradeço sempre a todos que nos acompanham no decorrer dos anos, que estão lendo esse texto, e se interessam pelo nosso trabalho.
Em breve nosso novo CD estará disponível a todos! Aguardem! Keep it Brutal!

E nada melhor do que encerrar a entrevista com outro vídeo dos caras, da música “Sexual Religious Dementia”:




Um comentário: