quarta-feira, 1 de junho de 2011

Engines of Torture – Obsidian Redemption

Engines of Torture – Obsidian Redemption
Independente – 2010 – Brasil

É engraçado. Quando se cria um blog e começa a resenhar discos, você percebe que a cena underground brasileira é muito, mas muito mais rica do que se imaginava. E não é só pela quantidade de bandas não, mas principalmente por sua alta qualidade. Aqui, meus amigos, está outra que merece estar no topo da cena extrema do nosso país. É com grande prazer que falo dos cariocas da Engines of Torture, que soltou esse EP no ano passado.
Um petardo digno das mais brutais bandas death metal que existem por aí. Pois imaginem músicas ultravelozes e sem descanso! É isso que a E.o.T. faz!
O vocalista Vinícius é impressionante, principalmente nos momentos em que seus vocais dobrados aparecem. Dão mais peso e demência ao som praticado pelo conjunto. Mais destaques? Tudo bem, o baterista Silvio Rocha é um monstro dos blast beats e nunca perde o ritmo. Quanto aos riffs – brilhantes - são “culpa” dos guitarristas Felipe Cabral e Wederson Felix, sem esquecer do baixista Thiago Barbosa. Que quinteto!
Falando do EP agora. Após a grande faixa de abertura “Intro (Black Plague)”, que lembra demais os mestres do Nile, começa de fato o massacre. Trata-se de “Heretics Fork”, uma britadeira sem tamanho. E um solo corta a música junto com o canto do vocal, resultando em um grande trabalho. A terceira é “Shaped in Hate”, com um início muito bem desenvolvido, e que vira aquela maravilhosa porradaria na sequência. Alguns riffs melódicos engrandecem a faixa.
A penúltima, que dá nome ao EP, apenas mantém o alto nível do restante do material. É levemente mais trabalhada, mas nunca perde a potência destruidora que a banda emana. E fechando o disco, “Deadlands”, com mais de 5 minutos, encerra o EP como começou: sem dó nem piedade. Agressão aos ouvidos!
Os caras são notadamente influenciados também pelo Morbid Angel. Mas deve-se aqui ressaltar que os americanos são apenas uma referência, já que a E.o.T. trilha seu próprio caminho com tanta competência quanto o conjunto de David Vincent e companhia (que ousadia falar isso!).
Produção? Excepcional! Instrumentos cristalinos e mixagem praticamente perfeita. E o material para download (ver link abaixo) é completinho, com capa, contracapa, letras, ficha técnica e foto dos integrantes. Aliás, deve-se destacar também a excelente qualidade da arte, que conta com belíssimos capa e encarte. Altamente profissional!
Cinco músicas que valem por 10! É por causa de bandas como a Engines of Torture que se pode constatar que o underground brasileiro está em boas mãos. Bata no peito e grite: “é banda extrema daqui, porra!”.

NOTA 9,0

Um comentário:

  1. Até que em fim ganharam uma resenha a altura! E.O.T vocês são fodas!!

    ResponderExcluir