sexta-feira, 20 de maio de 2011

Entrevista - João Gordo (Ratos de Porão)


João Gordo. Todo mundo que conhece o lendário vocalista do Ratos de Porão sabe das loucuras pelas quais já passou e tudo mais. Mas o tempo voa, e agora, tornou-se um pai de família e tanto. É nesse clima que o músico concedeu uma entrevista por e-mail ao Som Extremo, em que falou da esposa e filhos, letras de música, o reconhecimento da banda lá fora, seu futuro e o do RDP, entre outros assuntos. É claro que o cara não poderia deixar de lado suas críticas ácidas, brincadeiras e ironias. E a entrevista foi como a música do Ratos: curta, direta e agressiva.
Som Extremo: Como foi a recente turnê pela Europa?
João Gordo: Foi lindo! Tocar com o Voivod no Barroselas, em Portugal, já valeu o rolê todo!

Som Extremo: Casado e pai de família, o que mudou no seu jeito de compor, e mesmo ver a vida?
Gordo: Quando se tem família e filhos sob sua responsabilidade e não se é um canalha, você tem que passar por cima de uma pá de convicções que, a essa altura do                              campeonato, está cagando e andando. Na minha cabeça de meio século de vida, o que interessa é que meus filhos, eu, minha esposa e meus cachorros tenham uma                               vida tranquila. Se você nega isso a eles por ideologia barata, é egoísmo e você pode se arrepender amargamente no futuro. Apesar dessa “caretiada” geral, meu modo ácido de ver a vida continua o mesmo.
                            
Som Extremo: Na época do lançamento do álbum “Just Another Crime... in Massacreland”, você disse que “Suposicollor” era sua letra mais forte. Alguma outra já superou essa?
Gordo: Tenho muitas letras boas e outras tantas bem idiotas também. Letras como “Testemunhas do Apocalipse”, “Pedofilia Santa”, e as três do SPLIT novo são                                bem interessantes e mostram bem o “modus operandis” do meu pensar.

Som Extremo: Em 2011, a RDP está fazendo 30 anos. Como será a comemoração?
Gordo: Talvez um showzinho de merda qualquer.

Som Extremo: “Guidable” saiu no ano passado. De lá para cá, além do lançamento do DVD “Ao vivo no Circo Voador” (ver resenha em http://somextremo.blogspot.com/2011/05/dvd-ratos-de-porao-ao-vivo-no-circo.html) e do split com a banda Looking for an Answer (ver resenha em http://somextremo.blogspot.com/2011/04/ratos-de-poraolooking-for-answer-split.html), houve mais algum fato que já mereceria estar em um novo capítulo da “Verdadeira História do Ratos de Porão”?
Gordo: Nada muito interessante. Bom, o fato de eu ter parado de fumar maconha depois de mais de 30 anos de fumaceira ininterrupta é digno de um novo capitulo no DVD.

Som Extremo: E falando no split, o RDP talvez tenha registrado nele suas músicas mais violentas da carreira, com levadas menos punk e mais crust/hardcore. Concorda? A intenção era só fazer sons porrada, ou tudo saiu naturalmente?
Gordo: É tudo muito natural, quase natureba... temos dificuldade para fazer o próximo LP. Queria fazer grind, mas não conseguimos tocar isso.

Som Extremo: O reconhecimento de vocês lá fora, especialmente na Europa, parece ser até maior do que aqui no Brasil. Afinal de contas, a que você acha que isso se deve?
Gordo: “Casa de espeto, ferreiro de pau”... somos gigantes em países de língua latina. Portugal é foda. Cantamos na língua deles. Somos deuses. Na Espanha, França, ou na Itália, nego me reconhece na rua. No Leste europeu, puta público foda! No México e América “Latrina” também. Aqui é uma bosta. Temos nossos fãs, mas nego quer nos ver pelas costas... estou acostumado.

Som Extremo: O que vem pela frente com o RDP, além da comemoração das três décadas?
Gordo: Sei lá... talvez uma hérnia de disco, um esporão calcâneo ou uma bursite.

Som Extremo: Você faz parte do elenco de “Legendários”. Até que ponto conseguiu levar sua influência como músico para o programa de TV, e vice-versa?
Gordo: É como óleo e água: são duas coisas completamente diferentes que não se misturam. Estou lá com a cara de pau mais deslavada do mundo e foda-se. Enquanto estiver fácil e lucrativo, estamos aí. Vamos ver até onde vai isso.

Som Extremo: Sua carreira na TV começou de forma não planejada, mas deu muito certo. Se você não cantasse no RDP e nem fosse apresentador, que profissão acha que teria hoje?
Gordo: Talvez teria embarcado dessa, de tão gordo, ou na cracolândia como farrapo humano. Talvez seria PM... quem sabe torneiro mecânico, que é minha profissão. Vai saber.

Som Extremo: Como você se vê daqui uns 20 anos?
Gordo: TIOZASSO!!! Será que chego aos 70?????

Som Extremo: Uma tarefa difícil: consegue fazer um top 5 de seus álbuns favoritos?
Gordo: SLAYER - RAINING BLOOD
RAMONES - ROCKET TO RUSSIA
KISS – DESTROYER
AC/DC - LET THERE BE ROCK
NAPALM DEATH - SCUM

Som Extremo: João, o blog Som Extremo agradece imensamente a entrevista. Deixe um xingamento final para os fãs, pode ser?
Gordo: BARULHO, PORRAAAAAAAAA!!!!!!



15 comentários:

  1. Gordo sempre figuraça! (risos)
    Parabéns pela entrevista.

    Abraço,

    Saulo & Coven Of Darkness Blog
    covenofdarkness.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. vai toma no cu gordo de merda

    ResponderExcluir
  3. João, você gosta de pegadinha?
    Sérgio Mallandro sobre João Gordo
    Gosto.
    João Gordo sobre Pergunta acima
    Então dá uma pegadinha AQUI RÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁAÁÁÁÁAÁÁ!
    Sérgio Mallandro sobre Resposta acima
    Pegadinha do malandroooooooo!!!!!!
    Sérgio Mallandro sobre resposta acima
    Some daqui! Playboy filho da puta! Some daqui!(285x).

    ResponderExcluir
  4. O cara é muito educado!
    Fã surdo sobre João Gordo
    CALA A BOCA SEU RETARDADO!
    Bujão Gordo sobre comentário acima
    Troxa se fodeu ninguém mandou levar um bicha pro programa hahaha
    Pauldragon sobre João Gordo
    Nem eu, a barriga me tampa a visão!
    João Gordo sobre ver sua própria jeba
    Some daqui! Playboy filho da puta! Some daqui! Some daqui! Some daqui! Some daqui! Some daqui! Some daqui! Some daqui! Some daqui! Some daqui! Some daqui! Some daqui! Some daqui!
    João Gordo sobre Dado Dollabela
    Só me daqui! Só me daqui! Só me daqui! Só me daqui! Só me dá aqui! Só me dá aqui! Só me dá aqui! Só me dá aqui! Só me dá aqui! Só me dá aqui! Só me dá aqui! Só me dá aqui! Só me dá aqui! Só me dá aqui! Só me dá aqui!
    João Gordo sobre depois de ter falado Some daqui! 385 vezes para o Dado Dollabela

    ResponderExcluir
  5. João Barrigudo Piercing da Silva (A.K.A. João Gordo ou Arranca Tronco Malasiano), é um filho da puta desgraçado vagabundo, gordo, ridículo, pederasta, toxicômano e doente mental Brasileiro, ex vocalista da banda Ratos de Porão. João Gordo, figura erótica na televisão brasileira, tornou-se conhecido mundialmente após trair o movimento Punk, véio no Brasil e por falar muita merda. Atualmente apresenta os programas Ponto G e Beijo do Gordo, o primeiro sobre sexualidade e o segundo é um programa tipo o antigo Namoro na TV, porém só com pessoas de minorias, como gays, lésbicas, gordos, anões, emos, putas e outros grupos de pessoas diferentes.

    ResponderExcluir
  6. Melhor do que eu esperava!

    ResponderExcluir
  7. cambada de chupadores de pirulito abaixo dariam o fiófó sem pestanejar para viver 5 minutos da vida doida que esse gordo viveu .... uma vida bem vivida de roqueiro de verdade com mais horas de palco e estrada que esses cus vivos roubando ar da natureza

    ResponderExcluir
  8. João Gordo, o mesmo insensato de sempre... Mas foda politicamente e a frente da maior banda de harcore do planeta. Valeu RDP, 2011 30 anos de Ratos de Porão. A disgraceira continua!!!! Rogério Santos/RJ

    ResponderExcluir
  9. João Gordo é uma lenda viva do punk nacional!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pros muito bons mesmo. Fat John é muito bom mesmo, você é muito bom mesmo, eu sou muito bom mesmo... Mas tem uma galerinha que comentou aqui que pelamooorrrrrrrr. hihihihihi

    ResponderExcluir
  11. Joao Gordo na epoca de 80 era viciado em todo tipo de droga...Mais Mesmo Assim ele fez muito Sucesso com o RDP que nem em 93 junto a uma Turnê do Sepultura Chaos A.D. em Las vegas...Foi Foda (Pena q nao fui =/) JOAOO GORDOO TU É FODAA MANOOOO'

    ResponderExcluir
  12. Aqui quem fala é o João Gordo!
    Só porque eu sou gordo, pederasta e aidético vcs me xingam? Porra!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo disse...

    cambada de chupadores de pirulito abaixo dariam o fiófó sem pestanejar para viver 5 minutos da vida doida que esse gordo viveu .... uma vida bem vivida de roqueiro de verdade com mais horas de palco e estrada que esses cus vivos roubando ar da natureza
    21 de maio de 2011 08:09

    Ninguem percebeu que foi o Próprio João que escreveu isso, se indignou com os comentários sobre ele. Não sabe nem disfarçar.

    ResponderExcluir
  14. MEUS RESPEITOS A ESSES CARAS QUE SABEM FAZER BARULHO A ESSA BANDA QUE JÁ É UMA LOBA NA ESTRADA E AQUELES QUE SÃO CONTRAS SÓ SINTO MUITO POIS OS QUEROS POR MUITOS E MUITOS ANOS.VALEU RDPEIDO...JIMIHENDRIX1313@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  15. Se são deuses em portugal, para quando uma edição especial para portugal em homenagem aos fãs à mais de 20 anos?

    ResponderExcluir