segunda-feira, 16 de maio de 2011

Abattoir – The Only Safe Place

Pelo blog Arte Metal - http://blogartemetal.blogspot.com/

Abattoir – The Only Safe Place
Heavy Metal Rock (http://www.hmrock.com.br/) – 1998 (relançamento) – Estados Unidos



A Heavy Metal Rock (loja, selo e gravadora), que está há mais de 27 anos no cenário Metal, traz para o mercado vários relançamentos das décadas de 80 e 90. São diversos títulos que fizeram parte da geração de ouro do Metal mundial.

Dentre eles está “The Only Safe Place”, Segundo petardo dos californianos do Abattoir, expressivo nome da cena Heavy Metal da década de 80. A banda era formada por Mike Towers (vocais), Mark Caro e Danny Olivero (guitarras), Mel Sanchez (baixo) e Danny Anaya (bateria) e investia em um estilo escasso nos dias de hoje, o famoso Speed Metal.

O disco é o sucessor do debut “Vicious Attack” e foi lançado originalmente em 1986. A evolução da banda era latente, tanto em suas composições quanto na produção. A qualidade da gravação ficou muito boa, ainda mais se levarmos em conta a remasterização que o mesmo ganhou em 1999 quando foi relançado pela Century Media.

Depois da bela intro “Beyond The Altar”, um som rápido, vigoroso e cativante dá início com “Bring On The Damned”, que abre com estilo o álbum, mostrando desde já a evolução da banda perante o primeiro álbum.

O som em “The Only Safe Place” é bem homogênio e não compromete a música proposta pelo grupo. Doses mais melódicas e mais maduras, também estão presentes no trabalho, o que deixou a banda com um pé no Heavy Metal tradicional, como podemos perceber na cadenciada e melhor faixa, na minha opinião, “Nothing Sacred”.

O peso das guitarras é um destaque a parte, já que a banda sofreu um pouco com a produção e timbre das cordas em “Vicious Attack”, o que deu uma cara bem melhor para banda neste aspecto.

Além das faixas já citadas, também podemos destacar “Temptations of The Flesh” e “Under My Skin”, que tem um belíssimo riff e uma execução fenomenal. Enfim, um disco que merece total atenção dos fãs do verdadeiro Metal oitentista.

Não se tem notícias concretas sobre a atual situação da banda, portanto no site de buscas Metal Archives (www.metal-archives.com) consta que a mesma está em atividade e sua formação atual conta com Mel Sanchez (baixo), Juan Garcia e Tim Thomas (guitarras), Steve Gaines (vocal) e Rob Alaniz (bateria).


NOTA 8,0

Por Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário