terça-feira, 5 de abril de 2011

Número 5 - Severe Torture – Misanthropic Carnage



Severe Torture – Misanthropic Carnage
Mutilation Records - 2002 - (Holanda)




Formação: Dennis Schereus - vocal
      Seth Van De Loo – bateria
      Patrick Boleij – baixo
      Thijs Van Laarhoven - guitarra
                A primeira vez que ouvi essa banda foi um choque. Imediatamente encomendei um CD, e depois, foi só alegria. Começando pela capa, um desenho que pode impressionar os menos familiarizados com a música extrema, mas que é comum em se tratando de brutalidade sonora. Trata-se de um ser mutilando uma jovem indefesa no que parece um depósito de corpos. Sangue é o que não falta na imagem. Mas isso é apenas um detalhe, já que reforço aqui, é algo normal nesse meio.
Pois a Severe Torture destroça um brutal death metal inspiradíssimo, movido a pura violência sonora. Abre com a empolgante “Mutilation of the Flesh”, seguida da maravilhosa “Meant to Suffer”. E ao longo do disco, a banda desfila belos riffs com certa melodia e que lembram levemente os do Cannibal Corpse dos tempos do “The Bleeding”. A bateria, como de praxe, é puro massacre, e o vocalista Dennis Schereus faz um trabalho no mínimo assustador, de tão gutural. Sensacional. Esse álbum contou com músicos realmente afiados.
Outro ponto que chama a atenção é a gravação cristalina, com o peso dos instrumentos e vocal na medida exata. Qualidade gritante. Tanto que após “Misanthropic Carnage”, nenhum álbum do Severe Torture atingiu a perfeição deste. Em geral, mantiveram a excelente gravação, mas musicalmente, não houve a mesma pegada. Não deixam de ser bons álbuns, mas não tão excepcionais quanto este aqui resenhado.
Por fim, a Severe Torture foi uma das poucas grandes surpresas que tive desde que comecei a ouvir esse tipo de música. Impactante e imprescindível.

NOTA 11


Nenhum comentário:

Postar um comentário