quinta-feira, 31 de março de 2011

Número 1 - Napalm Death – From Enslavement to Obliteration

Agora sim, começo a colocar meus 10 álbuns favoritos. Eis o primeirão!



Napalm Death – From Enslavement to Obliteration
Earache Records – 1988 (Inglaterra)
Formação: Lee Dorian – vocal
      Mick Harris – bateria
      Shane Embury – Baixo
      Bill Steer – guitarra

Eis o número 1. Difícil explicar o porquê de ser meu favorito, mas é algo que se apoderou de minha mente, não tem jeito. “From Eslavement...”, da ultra consagrada Napalm Death, é o segundo álbum da banda, e muito provavelmente mudou o rumo da música extrema juntamente com o trabalho anterior, “Scum”.
O trabalho abre com “Evolved as One”, uma faixa totalmente diferente do resto do álbum. Trata-se de uma música com o instrumental bastante lento, praticamente doom, e muito bem trabalhada pelo baterista Mick Harris, O cara dos blast beats. Quando Lee Dorian começa a cantar, outra surpresa: como escrito, ele CANTA mesmo! Mas com o andar da música, alterna alguns gritos com vocais limpos. As letras giram em torno de temas político-sociais. Caso eu esqueça de mencionar sobre as letras em futuras resenhas, é pelo que expliquei no início: não me importo com a ideologia.
Dando prosseguimento, a partir da próxima faixa, a coisa muda de figura, e a realidade agora é outra: não só Dorian, que muda completamente de voz, mas todo o instrumental da obra se torna uma porradaria sem tamanho. Não, isso é pouco, na verdade é quase indescritível o que se ouve a partir de “It's a M.A.N.S World!”. É o caos mais lindo que existe, é pura beleza, é muito mais do que empolgante.
O massacre sonoro produzido em “From Eslavement...” é fabuloso. Por mais que tente tomar cuidado para descrever a grandeza desse disco, não consigo. Então, vamos às palavras simples mesmo, certo? Trata-se do mais puro grindcore, movido a velocidade e a peso. É brutal demais! A gravação é ruim, mas pasmem, ainda bem! Porque com certeza isso é um dos fatores que agigantou esse trabalho. A sujeira do instrumental, junto com os urros indecifráveis do vocalista, faz com que o álbum seja perfeito. Essa atmosfera abafada do play é magnífica! Se o trabalho tivesse sido criado depois de 1988, provavelmente não teria recursos limitados da época, e assim, não teria a mesma riqueza que possui.
Talvez a característica que tenha levado “From Eslavement to Obliteration” ao primeiro lugar da minha lista é exatamente a imperfeição da obra. Isso mesmo, com suas músicas irregulares, alguns trechos fora de sincronia entre vocal, guitarra e bateria, e outros fatores que em uma análise “normal” certamente faria com que a avaliação perdesse pontos, aqui funciona ao contrário. Porque ouvindo o disco, percebe-se que é algo realmente honesto, feito com paixão e empolgação.
“From Enslavement to Obliteration” é fantastico, magnânimo. Mais do que recomendado, é obrigatório para fãs de música extrema. Os melhores cerca de 30 minutos musicais já executados pelo homem.
NOTA 11

4 comentários:

  1. hohohoho

    http://www.4shared.com/file/yfxzyUTL/Napalm_Death_-_From_Enslavemen.html

    ResponderExcluir
  2. Tenho esse vinil...dos kras..esse é o melhor q eu tenho!

    ResponderExcluir
  3. Grande Alex, já parou pra pensar em quanto deve estar valendo essa verdadeira relíquia que tem aí?
    Um grande abraço, valeu pelo comentário!

    ResponderExcluir
  4. acho que faltou uns solins nesse disco hein mano...vai me dizer que não? ;)

    ResponderExcluir